Claudia Sheinbaum mantém esquerda no poder no México, diz projeção oficial
Em eleição histórica, mexicanos foram às urnas e elegeram Claudia Sheinbaum como a primeira mulher presidente do México, dizem as projeções oficiais.
O que aconteceu
Claudia Sheinbaum representa o Morena (Movimento Regeneração Nacional). Essa é a mesma legenda do atual presidente do país, Andrés Manuel López Obrador.
Quase 100 milhões de mexicanos puderam votar nas eleições de domingo (2). As urnas foram fechadas em grande parte do México por volta das 20h. Além do novo presidente, eleitores escolheram 128 senadores ou senadoras, 500 deputados federais e mais 20 mil cargos em eleições locais, para prefeituras e câmaras de vereadores.
A maioria dos institutos de pesquisa do México davam como certa a vitória de Claudia Sheinbaum.
Não há 2º turno no México. Vence quem tiver mais votos absolutos, independentemente da porcentagem.
Quem é Claudia Sheinbaum
Nova presidente já foi prefeita da Cidade do México. Ela tem 61 anos, vem de uma família rica e de origem judaica, é cientista e engenheira ambiental.
Apoiada por Andrés Manuel López Obrador, candidata se movimenta entre esquerda e centro-esquerda. Em seus discursos, ela manifestou intenção de continuidade do projeto do atual presidente, que tem boa aprovação no país, atribuía por especialistas aos sequenciais benefícios sociais às populações de baixa renda.
Políticas de combate ao narcotráfico e relações internacionais devem ter pouca alteração. Especialistas ouvidos pelo UOL afirmaram que Claudia deve manter as boas relações com os Estados Unidos e enfatizar o discurso de punição e "política de paz" com os traficantes, apontados hoje como um dos maiores problemas do país.
Deixe seu comentário