Biden sugere que Netanyahu prolonga guerra em Gaza para manter poder

Esta é a versão online da newsletter De Olho no Mundo. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso à newsletter Para Começar a Semana, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

**************

1. Biden sugere que Netanyahu prolonga guerra para permanecer no poder. Em uma entrevista à revista Time, publicada na terça-feira, o presidente americano, Joe Biden, disse que havia motivos para tirar a conclusão de que Benjamin Netanyahu estaria protelando o fim do conflito em Gaza para assegurar sua sobrevivência política. Netanyahu depende da coalizão com a extrema direita, que se opõe a um acordo com o Hamas que não inclua a destruição total das capacidades militares do grupo. Biden também disse que Israel tem um comportamento "inapropriado" no conflito. Após a publicação Biden atenuou, no entanto, seu comentário, dizendo que o premiê israelense busca resolver grandes problemas.

2. Ritmo do aquecimento climático atinge nível recorde. De acordo com um estudo publicado hoje por um grupo internacional de 59 cientistas - com base nos dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU - o aquecimento global cresceu a um ritmo de 0,26°C na última década. As temperaturas do planeta estão subindo mais rapidamente do que o índice de 0,18°C de aumento observado até 2010 e também se aceleraram na comparação com a década de 2010 a 2019. Apenas no ano passado, o mais quente da história e que sofreu as consequências de um dos fenômenos El Ninõ mais fortes, a temperatura mundial aumentou 1,43°C.

3. Partido de Modi perde maioria na Índia e vai precisar de coalizão para manter poder. O líder nacionalista indiano assegurou um terceiro mandato, mas seu partido, BJP, sofreu um surpreendente revés e perdeu cerca de 60 deputados, deixando de ter maioria absoluta pela primeira vez desde 2014. Agora, Modi terá de contar com pequenos partidos regionais para governar. Mesmo assim, a coalizão do premiê obteve uma pequena margem acima das 272 cadeiras necessárias para dispor de maioria parlamentar. A oposição unida saiu reforçada das legislativas, com praticamente o dobro do número de assentos, e deve frear planos de Modi de reformar a Constituição.

4. Manuscrito de "O Estrangeiro" de Camus deve ser leiloado por mais de R$ 4 milhões. Envolto em mistérios sobre a data exata de sua realização, esse documento considerado excepcional teria sido escrito em 1944, dois anos após a publicação da famosa obra de Albert Camus. Segundo especialistas, o texto, que será vendido hoje em Paris, teria sido totalmente reescrito por Camus e antedatado de abril de 1940 para ser vendido a colecionadores. Na época, o escritor vivia modestamente com seu salário de revisor da editora Gallimard e de baixos direitos autorais.

5. Deputados dos EUA aprovam sanções a integrantes do Tribunal Penal Internacional. Apresentado por republicanos pró-Israel, o projeto de lei visa proibir a entrada nos Estados Unidos de funcionários da corte da ONU. A medida, que obteve o apoio de cerca de um quinto dos deputados democratas, foi apresentada como um protesto após o procurador do TPI ter solicitado a prisão do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e de seu ministro da Defesa, Yoav Gallant, por crimes de guerra. Israel e os EUA não reconhecem o tribunal. O texto tem poucas chances de ser aprovado pelo Senado, controlado pelos democratas.

Deu no The Guardian: "Vício em internet muda química do cérebro de adolescentes". Segundo uma pesquisa britânica, publicada na revista científica PLOS Mental Health, a dependência de internet causa mudanças nas redes neurais no cérebro de jovens. Essas alterações químicas podem levar ao aumento de comportamentos viciantes. O estudo revela que há uma diminuição global da conectividade em partes do cérebro ligadas ao pensamento ativo, responsáveis pela memória e pela tomada de decisões. Leia mais.

Deixe seu comentário

Só para assinantes