Criatura 'fálica' encontrada na Austrália viraliza; conheça caneta-marinha
A imagem de uma criatura do mar viralizou em um grupo do Facebook. A foto foi feita por um pescador de Vitória, na costa da Austrália, que se surpreendeu com a aparência bizarra da espécie: uma estrutura branca semelhante a uma pena, com base laranja.
O que aconteceu
Imagem da criatura "fálica" viralizou no Facebook. A postagem foi feita em um grupo chamado Clube de Naturalistas de Campo de Victoria, na tradução do inglês, que reúne vários registros de animais.
Pescador ficou surpreso e pediu ajuda. Ao trazer a criatura para a superfície, ele disse nunca ter visto algo parecido, por isso pediu ajuda ao grupo para identificá-la.
Vários comentários teorizaram sobre o formato fálico sugestivo. Entre muitas brincadeiras, uma pessoa disse que a criatura poderia ser um "pepino-do-mar", espécie que realmente existe e lembra o vegetal. A discussão em torno da criatura foi tanta que os comentários foram desativados.
Afinal, o que é a criatura?
Especialistas explicaram à imprensa que criatura é uma caneta-marinha. Também conhecida como pluma-do-mar ou corais moles, a espécie não é prejudicial, segundo especialistas.
Canetas-do-mar são uma colônia de pólipos. Criaturas são emaranhado de pequenas estruturas que parecem anêmonas (animais flexíveis que se agarram às rochas e aos recifes de coral). As informações são do Aquário da Baía de Monterey, na Califórnia (EUA), um dos maiores de água salgada do mundo.
Ramos da caneta-do-mar têm funções diversas. Os ramos, que correspondem à parte branca da encontrada na Austrália, capturaram plânctons para se alimentar, são especializados na reprodução ou controlam a circulação de água pelos canais.
Desaparecimento de seus predadores preocupa. Os principais predadores são estrelas-do-mar e nudibrânquios (um tipo de molusco marinho). De acordo com o Aquário da Baía de Monterey, o sumiço de parte deles ainda não foi totalmente justificado, mas afeta a cadeia alimentar e gera alerta para todo o ecossistema.
Canetas-do-mar podem brilhar. Uma das principais curiosidades é que, quando estimuladas, elas emitem uma luz esverdeada.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.