O que se sabe sobre o atentado contra Donald Trump nos EUA
O ex-presidente dos EUA Donald Trump ficou ferido na orelha após tiros serem disparados durante um comício neste sábado (13) em Butler, na Pensilvânia. Veja o que se sabe sobre o episódio até o momento.
Qual é o estado de saúde de Trump?
O ex-presidente foi atingido na orelha e foi levado para o hospital, mas não corre risco de morte e recebeu alta. Ele sofreu apenas ferimentos superficiais, segundo postagem em seu X.
Quem é o atirador e qual sua motivação
O FBI identificou o autor dos disparos como Thomas Matthew Crooks. Ele tinha 20 anos, era registrado no banco de dados da Pensilvânia como eleitor do Partido Republicano, o mesmo de Trump, e foi morto pelo Serviço Secreto e disparou vários tiros de uma "posição elevada" fora do comício. A motivação ainda não está oficialmente esclarecida.
Outras vítimas
Além de Donald Trump, que ficou ferido, um dos participantes do evento e o atirador foram mortos. Outras duas pessoas estão gravemente feridas.
De onde vieram os tiros
Tiros foram disparados às 19h13, horário de Brasília, de um local elevado fora do perímetro de segurança. O atirador foi identificado e morto pelo Serviço Secreto dos EUA. Com Crooks foi encontrado um fuzil AR-15, informou o FBI.
Investigação
A ação está sendo investigada como uma possível tentativa de assassinato. Segundo autoridades locais, não está descartada a possível participação de outras pessoas no episódio. As investigações podem durar "dias, semanas ou até meses" para fechar todas as pontas.
Biden se solidariza
Joe Biden ligou para Trump após o ex-presidente receber alta. Adversário nas eleições e atual presidente dos EUA afirmou que "reza para que Trump fique bem" e condenou o ataque.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.