O clube do século 19 que marchou com tochas e mudou o mundo

Agora quase esquecidos, os Wide Awakes marcharam contra a escravidão nos EUA e ajudaram a eleger Abraham Lincoln presidente em 1860.

Conheça a história dos Wide Awakes

Os Wide Awakes foram um movimento político iniciado na cidade de Hartford, Connecticut, próximo das eleições de 1860. Apesar de quase esquecido atualmente, o movimento tem uma ligação entre a eleição e a Guerra Civil dos EUA.

Existiam clubes levando o nome dos Wide Awakes em diversas cidades norte-americanas. Em 5 de março daquele ano, o então candidato à presidência dos EUA Abraham Lincoln discursou na cidade e foi escoltado pelos Wide Awakes até o seu hotel. Segundo o The Guardian, foi a partir deste momento que a ideia se espalhou.

Movimento cresceu espontaneamente como uma forma de os jovens da época apoiarem publicamente os candidatos republicanos antiescravagistas, principalmente Lincoln. Apesar do apoio, os Wide Awakes não faziam, tecnicamente, parte do Partido Republicano.

Acredita-se que os Wide Awakes somavam meio milhão de pessoas em agosto daquele ano, segundo o The Washington Post. Enquanto alguns dos membros eram abolicionistas radicais, outros mantinham o discurso moderado — mas todos compartilhavam a ideia de que as forças pró-escravidão reprimiam suas opiniões.

Marchando pela democracia. Os Wide Awakes marchavam carregando tochas acesas, usavam capas, muitas vezes os olhos pintados, chapéus e uniformes militaristas enquanto marchavam em oposição ao Sul escravista.

Ainda de acordo com o The Guardian, políticos sulistas ridicularizavam os jovens manifestantes como "crianças cujas mães não sabiam que eles estavam fora" e os ameaçavam com violência.

Por fim, muitos integrantes do grupo também serviram como "patrulheiros" nas assembleias de voto durante as eleições. Ele faziam guarda contra truques, determinados a usar "todos os meios honrosos" para garantir uma contagem justa.

O movimento funcionou, e Lincoln foi eleito. Então, após as eleições, os Wide Awakes desapareceram — tão misteriosamente quanto se reuniram. Mas, a partir do momento que passou a ser discutida no âmbito político dentro do Congresso, criando blocos claramente distintos entre abolicionistas e escravistas, a questão da escravidão deu início à Guerra Civil, em um momento que definiu a história dali pra frente.

Continua após a publicidade

No ano seguinte à eleição, em 1861, começou a Guerra de Secessão — um dos conflitos mais importantes da história dos EUA.

Em 1865, ao final da Guerra, os EUA contavam 600 mil mortos e a devastação dos estados do Sul — ao mesmo tempo em que se consolidava a hegemonia do Norte. Já a abolição da escravatura, porém, não significou a integração social, mas sim a segregação racial, social e política dos negros que viviam no país.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • A Guerra de Secessão começou em 1861, e não em 1961. A informação foi corrigida.

Deixe seu comentário

Só para assinantes