Obama elogia escolha de candidato a vice nas eleições: 'Extraordinário'
Após Kamala Harris definir seu candidato a vice nas eleições presidenciais, o ex-presidente Barack Obama elogiou o governador de Minnesota, Tim Walz, que foi escolhido pelo Partido Democrata para compor a chapa.
O que aconteceu
''Governador extraordinário'', definiu Obama. A declaração foi feita nas redes sociais na tarde desta terça-feira (6) horas depois da decisão ser divulgada.
O democrata disse que Tim acredita em um Governo que serve a todos. ''Não apenas alguns de nós, mas todos nós, e é isso que o tornará um vice-presidente ainda melhor'', acrescentou.
Ele ainda concluiu estar muito contente. ''Michelle e eu não poderíamos estar mais felizes por Tim e Gwen, sua família e nosso país'', escreveu.
Quem é Tim Walz
É professor aposentado e ex-oficial não comissionado do Exército. Timothy James Walz nasceu em West Point, Nebraska, onde se formou em ciências sociais pelo Chadron State College e conheceu sua esposa Gwen Whipple. Após mudarem para o Minnesota, em 1996, Walz trabalhou como professor de geografia em Mankato. Ele também serviu na Guarda Nacional por 24 anos, de 1981 a 2005.
Foi membro do Congresso por um distrito com tendência republicana. Ele se candidatou pela primeira vez em 2006, quando derrotou o republicano Gil Gutknecht nas eleições gerais. Walz foi reeleito em 2008 com 62% dos votos, tornando-se o segundo congressista não republicano a conquistar um segundo mandato. Também venceu em 2010, 2012, 2014 e 2016.
Como governador, defendeu e promoveu políticas progressistas. Eleito em 2018, Walz investiu em uma agenda que inclui refeições gratuitas nas escolas, metas para combater as mudanças climáticas, cortes de impostos para a classe média e expansão das licenças remuneradas para trabalhadores de Minnesota.
Tem apelo entre eleitores brancos e rurais. Embora defenda pautas como os direitos reprodutivos das mulheres, por exemplo, Walz também declarou uma tendência conservadora ao representar um distrito rural no Congresso, apoiando interesses agrícolas e as armas. Vale lembrar que Minnesota faz fronteira com Wisconsin e Michigan, dois estados considerados cruciais para as eleições.
Ganhou destaque após chamar o vice de Trump de 'esquisito'. O insulto se tornou popular entre apoiadores dos democratas. "Você já viu Trump rir?", disse Walz recentemente à CNN: "Quando Trump ri, é de alguém e não com alguém!".
O que acontece agora
Kamala e Walz participam de um evento hoje na Pensilvânia. O comício na Filadélfia dá início a uma turnê de cinco dias pelos principais estados decisivos — aqueles com um número significativo de votos no colégio eleitoral e onde as pesquisas seletivas — e que provavelmente decidirão a eleição.
Espera-se que a formalização da chapa aconteça até quarta (7). A ideia é que a oficialização ocorra antes da convenção do Partido Democrata, que será realizada em Chicago entre 19 a 22 de agosto. O dia 7 também é o prazo final para garantir que os candidatos apliquem nas cédulas do estado de Ohio, o que também justificaria o adiantamento do anúncio, segundo disseram as autoridades democratas à AP.
Tenho orgulho de anunciar que convidei Tim Walz para ser meu companheiro de chapa. Como governador, treinador, professor e veterano, ajudou famílias trabalhadoras como a dele. É ótimo tê-lo na equipe. Agora, vamos ao trabalho.
Kamala Harris, sem X (antigo Twitter)
Deixe seu comentário