Conteúdo publicado há 2 meses

Conspiração trumpista acusa Kamala de ter usado brinco de escuta em debate

Apoiadores de Donald Trump acusam falsamente a vice-presidente Kamala Harris de ter usado uma escuta disfarçada de brinco durante o debate presidencial da terça-feira (10). A teoria conspiracionista ganhou a atenção de usuários nas redes sociais.

O que aconteceu

''Ela está usando brincos de fone de ouvido!'', começou a teorizar uma conta pró-Trump. O perfil ainda falava se tratar de brincos NOVA H1 Audio, os primeiros fones sem fio embutidos em joias com uma pérola e banhadas a ouro ou prata.

Os rumores afirmavam que as supostas escutas ajudaram Kamala em seu desempenho contra o republicano. Outras contas passaram a falsamente divulgar a informação. A ativista Laura Loomer também contribuiu para espalhar a mentira: ''Escolha interessante de brincos esta noite, Kamala Harris'', escreveu.

O modelo do acessório da democrata e os brincos NOVA H1 são semelhantes devido a uma pérola. No entanto, segundo o site de checagem americano Politifact, há diferenças importantes entre os dois designs, que mostraram não se tratar do mesmo produto.

Brincos de escuta têm hastes grossas. Os que eram usados pela vice-presidente tinham detalhes mais finos e não eram acoplados ao redor do lóbulo da orelha.

A joia usada era, na verdade, da marca Tiffany. O par de brincos é chamado de pérolas do Mar do Sul e faz parte da coleção Tifanny HardWear, mas não está mais no site da loja.

Hillary Clinton também já foi acusada de ter usado escutas. Em 2016, quando ela estava concorrendo à presidência, o Politifact precisou desmentir a teoria de conspiração.

Deixe seu comentário

Só para assinantes