Jamil: 'Estamos vendo a redefinição do mapa político do Oriente Médio'
Os ataques de Israel contra o Líbano e como o Irã se posiciona no conflito são dois elementos que corroboram a tese de que o mapa político do Oriente Médio irá mudar após a guerra regional, afirmou o colunista Jamil Chade durante o UOL News desta terça-feira (1º).
Essa guerra é uma redefinição do mapa do Oriente Médio. Não das linhas de fronteira --até isso provavelmente vai ser redefinido --, mas uma redefinição do mapa político do Oriente Médio. Entender isso é fundamental para entender o que está acontecendo. [...] Não dá para dizer que o Líbano é um país independente e soberano. E isso tudo vai ser colocado em questão.
Jamil Chade
Jamil também destaca a cobrança dos países em relação ao Irã, que não possui poderio militar para encarar Israel ou os Estados Unidos, mas é visto como o único polo que pode dar suporte aos grupos políticos em Gaza e no Líbano que disputam contra Israel —o Hamas e o Hezbollah.
O Irã começa a ser pressionado pelos próprios iranianos e pela população [de Gaza e do Líbano] para dizer: e agora, cadê vocês? Eu conversava com um analista libanês que dizia o seguinte: 'Mais uma vez vão nos abandonar?' Ele não estava falando do Ocidente, mas sim do Irã.
Jamil Chade
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.