Com 214 mortos, Espanha enfrenta dificuldade na identificação de vítimas
O número de mortes provocadas pelas chuvas no leste da Espanha foi atualizado para 214 mortes, segundo o ministro dos Transportes do país, Óscar Puente. País enfrenta dificuldade na identificação dos corpos, devido ao avançado estado de decomposição.
O que aconteceu
A decomposição dos corpos limita o uso de impressões digitais no processo de identificação. O diretor do Instituto de Medicina Legal de Catalunha, Eneko Barbería, explicou que o contato prolongado dos corpos com a água tornou inviável o uso de impressões digitais, levando as equipes a depender de exames de DNA e odontologia forense, informou a ABC España.
Equipes legistas fizeram a remoção de 188 corpos, dos quais apenas 67 foram identificados, de acordo com o jornal El País. Especialistas do Instituto de Medicina Legal espanhol trabalham em autópsias e na realização de exames odontológicos e de DNA, segundo o jornal El País.
O Consórcio de Compensação de Seguros, vinculado ao Ministério de Economia e Fazenda da Espanha, recebeu cerca de 36 mil pedidos de indenização. Segundo o ministro da Economia, Carlos Cuerpo, "os primeiros pagamentos devem começar a chegar no final da próxima semana". Mais de 400 peritos estão trabalhando na avaliação dos danos materiais.
INFORMACIÓN IMPORTANTE
-- Oscar Puente (@oscar_puente_) November 3, 2024
Se que no son mis competencias, pero me veo en la obligación de hacer algunas aclaraciones ante el elevado número de especulaciones/desinformación que estoy observando en las últimas horas.
1.- El número de fallecidos confirmados a esta hora son 214.
2.-?
Sindicatos pedem apoio financeiro ao governo para os afetados pela tragédia. Organizações como CCOO (Comisiones Obreras) e UGT (Unión General de Trabajadores) solicitaram também moratórias para alívio das hipotecas.
A previsão de mais chuvas nos próximos dias coloca as áreas afetadas em alerta máximo. A Agência Estatal de Meteorologia emitiu alerta vermelho para Almería, com previsão de chuvas intensas, granizo e ventos fortes. As autoridades seguem monitorando a situação, enquanto novas instruções são emitidas para garantir a segurança nas operações em curso.
Seguimos con el corazón en un puño, poniendo a disposición todo lo necesario para ayudar a los afectados por la #DANA.
-- Carlos Cuerpo (@carlos_cuerpo) November 3, 2024
El Consorcio de Compensación de Seguros @consorseguros está realizando ya peritaciones de daños producidos en las inundaciones, para indemnizar cuanto antes pic.twitter.com/3Fj5qlNoa5
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.