Apuração das eleições americanas 2024 hoje: veja contagem em tempo real

Hoje, 5 de novembro de 2024, os Estados Unidos realizam suas eleições presidenciais. A atual vice-presidente Kamala Harris é a candidata do Partido Democrata, e o ex-presidente Donald Trump representa o Partido Republicano. Acompanhe a apuração dos votos abaixo nesta página.

Não há uma previsão exata para o resultado final da eleição. Os primeiros números podem ser divulgados ainda na noite desta terça-feira, mas o processo completo pode se estender por dias, como ocorreu em 2020.

Este ano, a eleição é especial, colocando Harris, atual vice-presidente, contra Trump, que ocupou a Casa Branca de 2017 a 2020. Além da presidência, todos os 435 membros da Câmara dos Deputados e 34 senadores serão escolhidos.

Nos EUA, a escolha é indireta, feita pelo Colégio Eleitoral. Cada estado tem um peso diferente e delegados que representam o voto popular para definir o vencedor.

Candidatos na disputa

Kamala Harris é a candidata do Partido Democrata, acompanhada pelo governador de Minnesota, Tim Walz, como vice.

Donald Trump, representando o Partido Republicano, escolheu J. D. Vance, senador de Ohio, para compor sua chapa.

Modalidades de votação

Os eleitores americanos têm três opções de voto: presencialmente no dia da eleição, de forma antecipada ou pelo correio. Um grande volume de votos por correspondência pode atrasar a apuração, como ocorreu em 2020.

Continua após a publicidade

Cada estado possui regras próprias para o voto e a contagem. Em estados como a Flórida, os votos por correio são processados assim que recebidos, o que facilita a apuração.

Como é definida a vitória?

Para vencer, um candidato deve conquistar ao menos 270 dos 538 votos do Colégio Eleitoral. Maine e Nebraska permitem que alguns delegados sigam o voto distrital, adotando um sistema proporcional.

Um candidato pode vencer no Colégio Eleitoral mesmo sem a maioria do voto popular, como aconteceu com Trump em 2016. A projeção do vencedor geralmente ocorre na noite da eleição, mas a oficialização é feita em dezembro.

Em caso de empate, a decisão vai para a Câmara dos Deputados. Isso já ocorreu nos anos de 1800 e 1824.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.