Apuração das eleições nos Estados Unidos: siga resultados da votação

Os eleitores americanos vão às urnas hoje, 5 de novembro de 2024, para escolher o novo presidente. Kamala Harris, atual vice-presidente, é a candidata do Partido Democrata, enquanto o ex-presidente Donald Trump representa o Partido Republicano. A apuração pode ser acompanhada nesta página.

Não existe um dia exato para o anúncio dos resultados. É esperado que os primeiros dados sejam divulgados ainda nesta terça, mas o processo de apuração completo pode se estender por vários dias — como em 2020, na eleição de Biden.

Esta eleição é incomum, pois coloca Kamala Harris, atual vice-presidente, frente a frente com Trump, que foi presidente entre 2017 e 2020. Além da presidência, os americanos votam em todos os 435 deputados e em 34 senadores para o Congresso.

O sistema de eleição nos EUA é indireto e decidido pelo Colégio Eleitoral. Assim, cada estado possui um peso de delegados que define o resultado final.

Perfis dos candidatos

Com a saída de Joe Biden da corrida, Kamala Harris assumiu a candidatura democrata. Ela tem Tim Walz como vice.

Donald Trump disputa pelo Partido Republicano. J. D. Vance, senador de Ohio, é seu vice.

Como se vota nos EUA?

Os americanos podem votar no dia da eleição, antecipadamente ou pelo correio. Em caso de grande volume de votos por correio, como em 2020, a apuração pode ser mais lenta.

Continua após a publicidade

Cada estado define suas próprias regras de votação e apuração. Em alguns estados, como a Flórida, as cédulas enviadas pelo correio são contadas assim que recebidas, agilizando o processo.

O processo de apuração

O vencedor é determinado pela maioria dos 538 votos do Colégio Eleitoral. Para vencer, um candidato precisa garantir ao menos 270 votos. Em Maine e Nebraska, alguns delegados seguem um sistema proporcional que considera os distritos.

Com o Colégio Eleitoral, é possível que um candidato ganhe mesmo sem vencer no voto popular, como Trump em 2016. O Colégio Eleitoral só se reúne para formalizar o resultado em dezembro, após a projeção de vitória feita na noite da eleição.

Em caso de empate, a decisão sobre o presidente é tomada pela Câmara dos Deputados, algo que já ocorreu nos anos de 1800 e 1824.

Deixe seu comentário

Só para assinantes