Quando terminam as eleições dos EUA? Veja horário da eleição dos EUA
Os eleitores dos Estados Unidos vão às urnas nesta terça-feira, 5 de novembro, para escolher o próximo presidente. Kamala Harris e Donald Trump são os candidatos, e a apuração dos votos terá início à noite, sem previsão de término.
Espera-se que uma projeção do resultado seja divulgada até o domingo. No entanto, o vencedor oficial só é divulgado em dezembro, após contagem oficial dos delegados.
Antes, há a projeção feita pela imprensa norte-americana com base no andamento da apuração.
Velocidade da apuração
A contagem dos votos nos EUA pode ser rápida ou demorada. Em 2016, o resultado saiu na manhã seguinte à eleição, mas em 2020, o vencedor só foi confirmado cinco dias depois, devido ao grande número de votos pelo correio e à competitividade.
A forma de votação também impacta o tempo da apuração. Nos EUA, os eleitores podem votar no dia da eleição, de forma antecipada ou pelo correio. Um alto volume de votos por correio tende a retardar a contagem.
Resultado oficial
Embora o vencedor seja geralmente projetado na noite da eleição, o Colégio Eleitoral oficializa o resultado em dezembro, quando os delegados se reúnem nas capitais estaduais.
Posteriormente, o Congresso dos EUA confirma a contagem dos votos em janeiro. O presidente eleito toma posse em 20 de janeiro, iniciando seu mandato de quatro anos.
Eleição indireta
O presidente dos EUA não é eleito diretamente pelo voto popular. Em vez disso, os candidatos buscam alcançar a maioria dos 538 votos do Colégio Eleitoral, necessitando de 270 votos para vencer.
Maine e Nebraska são os únicos estados com uma divisão de votos proporcional ao resultado distrital.
Por que isso acontece?
No sistema atual, um candidato pode vencer no Colégio Eleitoral mesmo com menos votos populares, pois os delegados são distribuídos conforme a população dos estados.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberEsse sistema permitiu a vitória de Trump em 2016, mesmo com menos votos que Hillary Clinton, ao conquistar delegados em estados como Califórnia, Texas e Pensilvânia.
Se houver empate, a decisão cabe à Câmara dos Deputados, onde cada estado vota uma vez. Esse procedimento ocorreu em 1800 e 1824.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.