Carro presidencial dos EUA tem tanque de oxigênio e até bolsa de sangue

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conta com um esquema rigoroso de segurança quando sai do país. No Rio de Janeiro, para o G20, Biden usou um carro extremamente preparado para ataques e que é resistente até mesmo a mísseis, conhecido como "The Beast" ("A Fera", em tradução livre).

O que tem dentro da limusine

Carro é conhecido por sua capacidade de oferecer proteção máxima ao presidente dos Estados Unidos. Construído sobre um chassi de caminhão GMC TopKick, o veículo é projetado para suportar pesadas blindagens, que incluem aço, alumínio e titânio. As chapas de 20 mm de espessura na carroceria e os vidros de 12,7 cm permitem que o carro resista a ataques com granadas e pequenos mísseis.

Veículo "The Beast" tem diversos equipamentos de defesa. Na lista entram lançadores de gás lacrimogêneo, câmeras de visão noturna e tanques de oxigênio. O carro também tem uma linha direta com o Pentágono.

Limosine tem bolsa de sangue compatível com o tipo sanguíneo do presidente. Essas características garantem que, em situações de emergência, o mandatário tenha acesso a recursos médicos e de comunicação vitais.

Tanque de combustível é revestido com uma espuma especial que impede incêndios. Cabine é completamente selada para proteger contra ataques químicos. A cabine traseira, onde ficam o presidente e a primeira-dama, é chamada de "casulo" devido ao seu isolamento total. Ela é separada da parte da frente por uma divisória de vidro controlada exclusivamente pelo presidente

Apenas o vidro do motorista pode ser aberto. E ele abre só 10 centímetros, para permitir a comunicação externa. O veículo também está equipado com extintores de incêndio e acesso à internet global.

Cadillac One, como também é conhecido, é acompanhado por um comboio cuidadosamente coreografado que pode incluir até 45 veículos. Existem 12 exemplares idênticos de "The Beast", dois dos quais acompanham o presidente em todas as viagens, servindo um deles como isca para possíveis atentados. Este esquema de segurança inclui veículos de suporte, como o Chevrolet Suburban blindado, e uma equipe de segurança.

Limusine é transportada por aeronaves militares de carga quando presidente viaja. O veículo custou cerca de 1,5 milhão de dólares para ser construído, segundo reportagem do Business Insider.

* Com informações de reportagem publicada em 18/07/2024.

Deixe seu comentário

Só para assinantes