22 coisas que aconteceram pela primeira vez em 2019
Resumo da notícia
- O jornal New York Times listou 22 acontecimentos inéditos em 2019
- Entre os feitos estão a primeira fotografia de um buraco negro e a viagem dos chineses ao lado oculto da Lua
- A primeira caminhada espacial feita por uma equipe feminina e uma campanha de vacina contra a malária na África também foram registradas
Em 2019, alguém viu pela primeira vez um buraco negro (sim, é possível). Alérgicos a amendoim agora podem ser tratados. Reconhecimento facial pela polícia? Não em São Francisco (EUA). É possível uma escultura valer 91 milhões de dólares? Sim, é. Assim como existem mulheres imãs (quer saber o que é isso? Continue neste texto até o fim).
Veja uma sequência de eventos e tendências surpreendentes, sérias e até meio bobas registradas pela primeira vez em 2019:
Cientistas exibem a primeira imagem de um buraco negro
Astrônomos divulgaram a imagem de um buraco negro, façanha que os cientistas se empenhavam para conseguir há pelo menos 50 anos. Uma iniciativa internacional envolvendo oito rádio-observatórios em quatro continentes examinou a região localizada na Messier 87, uma galáxia enorme a 55 milhões de anos-luz da Terra, durante 10 dias, em abril de 2017, mas foram necessários dois anos de análises computadorizadas para reunir e montar a imagem, revelada em abril deste ano.
Aprovado nos EUA novo tratamento contra alergia a amendoim
A agência governamental norte-americana que controla alimentos e medicamentos (FDA) recomendou a aprovação do primeiro medicamento para tratamento infantil de alergia a amendoim. Até 2017, cerca de 1,2 milhão de crianças nos EUA sofriam desse mal, algumas inclusive com risco de morte. O novo medicamento, Palforzia, deve reduzir os riscos de uma reação fatal na faixa entre 4 e 17 anos de idade.
Aston Martin exibe seu primeiro carro elétrico
O mundo pode não ser o bastante, mas James Bond está preparado para fazer sua parte e ajudar a mantê-lo verde. Aston Martin, a montadora britânica do esportivo que o agente secreto dirige nas telas, exibiu seu primeiro carro elétrico, o Rapide E, na Feira do Automóvel de Xangai, em abril. A um preço de 326 mil de dólares, vai de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos e alcança a velocidade máxima de 250 km/h —ou seja, tem fôlego de sobra para todas aquelas perseguições.
Rihanna é a primeira mulher negra a liderar uma grife do LVMH
A Fenty, de Rihanna, uniu suas forças na moda ao LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, maior grupo de artigos de luxo do mundo, conseguindo assim, alguns fatos inéditos: a estrela é a primeira mulher a fazer uma parceria com o LVMH e a primeira negra a comandar uma grife exclusiva. A Fenty é também a primeira marca que conseguiu fama nas redes sociais a ganhar o apoio de um dos maiores conglomerados de luxo do mundo.
Software de reconhecimento facial é proibido
São Francisco se tornou a primeira grande cidade norte-americana a proibir o uso de software de reconhecimento facial pela polícia e outras agências governamentais. Autoridades e grupos de defesa de liberdade civil alegaram um desconforto crescente com o potencial para abuso da tecnologia, muito popular entre policiais, usada para ajudar a identificar suspeitos envolvidos em uma série de infrações e crimes, desde pequenos furtos até tiroteios em massa. Críticos ao projeto de lei dizem que a prefeitura da cidade deveria se empenhar mais para elaborar legislações que permitam à polícia usar a tecnologia responsavelmente.
Escultura de Jeff Koons bate recorde em leilão
"Coelho", escultura em aço inoxidável que Jeff Koons criou em 1986, bateu um novo recorde mundial ao ser vendida, em maio, por 91,1 milhões de dólares, incluindo impostos, tornando-se assim a obra mais cara vendida em leilão por um artista vivo. O negociante de arte Robert E. Mnuchin, pai do secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, adquiriu a escultura em nome de um cliente desconhecido.
Panda albino raro é visto na China
Um panda albino, o primeiro desse tipo a ser registrado pelas câmeras, foi visto em uma reserva natural em Sichuan, na China. Embora vários espécimes em preto e branco já tenham sido vistos no noroeste do país, a presença de um animal todo branco é considerada inédita.
Ministro da Cultura do México denuncia grife por apropriação cultural
O ministro da Cultura do México acusou a grife de luxo nova-iorquina Carolina Herrera de apropriação cultural, depois de a casa ter exibido sua coleção resort 2020, no início do ano, com bordados e padrões de estampas usadas por comunidades indígenas de seu país. Embora na história da moda sejam comuns acusações desse tipo, é a primeira vez que um governo se manifesta.
A China faz aterrissagem histórica do lado oculto da Lua
A espaçonave chinesa Chang'e-4 aterrissou na Lua, no início de janeiro, com o objetivo de explorar o terreno de seu lado oculto. Foi a segunda missão lunar bem-sucedida daquele país. Outra tentativa de pouso no satélite —dessa vez da Índia, em setembro— fracassou quando a equipe de controle perdeu contato com a sonda pouco antes da aterrissagem.
Mulheres imãs lideram serviço religioso na França
Duas imãs lideraram o serviço religioso perante uma congregação mista, em setembro, na França. As mulheres, que se converteram ao Islã há 10 anos, batalham para construir uma versão mais moderna e inclusiva da religião.
Imãs são sacerdotes muçulmanos encarregados de dirigir as preces em uma mesquita.
Bússolas em Greenwich apontam para o norte verdadeiro
Pela primeira vez em 360 anos, o norte verdadeiro e o norte da bússola se alinharam em Greenwich, na Inglaterra. A Terra tem 2 polos norte, o geográfico e o magnético, que é para o qual apontam as bússolas, na maior parte do tempo. Além disso, ele sofre alterações por causa do interior líquido do planeta.
EUA vendem arroz para a China
Uma importadora privada chinesa comprou cerca de 40 toneladas de arroz da empresa californiana Sun Valley Rice, em julho. A China é a maior produtora e consumidora de arroz do mundo: na safra 2018-19, foram 150 milhões de toneladas.
Javalis são vistos usando ferramentas
Um estudo publicado na revista científica Mammalian Biology este ano revela que o javali das Visayas, espécie ameaçada de extinção, foi visto usando ferramentas. Um ecologista conservacionista testemunhou uma fêmea com uma vareta dentro do focinho para ajudá-la a cavar em seu cercado, em um zoológico de Paris.
Decola o maior avião do mundo
O Stratolaunch, maior avião do mundo, fez sua viagem inaugural em abril, no deserto de Mojave, na Califórnia. A aeronave, que pesa 230 toneladas e tem 2 fuselagens, foi projetada para lançar foguetes na órbita terrestre do ar. A empresa foi fundada por Paul Allen, o cofundador já falecido da Microsoft, em 2018.
Rim é entregue por drone
Um drone especializado fez a entrega de uma doação de rim, posteriormente usado em um transplante bem-sucedido no Centro Médico da Universidade de Maryland. Equipado com um sistema de monitoramento complexo, baterias sobressalentes e até um paraquedas, percorreu no total 4,5 km. Embora o dispositivo não tripulado seja ideal para o transporte de órgãos, ainda há desafios a serem superados —como a disputa pelo espaço aéreo e uma regulamentação federal— antes de se tornar método rotineiro.
Pesquisadores eliminam o vírus HIV de ratos infectados
Uma equipe de pesquisadores dos EUA afirmou ter eliminado o HIV de ratos infectados, marcando assim mais um passo rumo à cura da doença. Depois do tratamento à base de antirretrovirais —uma terapia conhecida por LASER—, foi feita a aplicação da ferramenta de edição de genes Crispr para remover os resquícios do vírus do DNA dos roedores, dos quais um terço se livrou da doença.
Barra de chocolate tradicional ganha novo visual
Em decisão inédita, a Hershey's está mudando o visual de sua famosa barra, que começou a ser fabricada em 1900, substituindo o logotipo por emojis. A edição é limitada.
A realeza no Instagram
Elizabeth II postou pela primeira vez no Instagram em março, compartilhando a foto de uma carta escrita ao Príncipe Albert —marido da rainha Vitória e trisavô da monarca— em 1843 que fazia parte de uma mostra no Museu de Ciências de Londres.
Primeira vacina eficaz contra malária é usada na África
Em abril, a primeira vacina eficaz contra malária do mundo foi introduzida no Maláui, primeiro dos três países africanos a participar do programa piloto histórico. A RTS,S, que mostrou prevenir 40 por cento dos casos da doença, foi desenvolvida em 1987, mas só depois de 3 décadas e 700 milhões de dólares é que pode ser utilizada em grande escala.
Novas espécies de dinossauro descobertas no Japão e no Canadá
Duas novas espécies de dinossauros foram descobertas este ano no Japão e no Canadá. Segundo a Universidade de Hokkaido, os pesquisadores desenterraram um bico de pato herbívoro, o maior encontrado até agora no país. No Canadá, foi revelada uma espécie voadora, cujo nome científico se traduz como "dragão gelado do vento do norte", com envergadura de asa semelhante à de um avião de pequeno porte.
A Arábia Saudita se abre ao turismo
A Arábia Saudita vai disponibilizar vistos para os estrangeiros que quiserem conhecer o país por razões não religiosas. A iniciativa é vista como uma tentativa de diversificação da economia, tão dependente do petróleo, e também de se modernizar e contra-atacar as críticas dos mais céticos em relação ao respeito local pelos direitos humanos. Segundo a medida, as turistas mulheres não precisam usar a abaya —túnica que cobre o corpo inteiro, obrigatória para as sauditas em público—, mas se espera discrição.
Duas mulheres fazem caminhada espacial histórica
Christina Koch e Jessica Meir completaram a primeira caminhada espacial feminina da história da Nasa em outubro: as astronautas saíram da Estação Espacial Internacional para consertar um controlador de energia. As mulheres só puderam começar a participar do programa da agência em 1978.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.