Topo

22 coisas que aconteceram pela primeira vez em 2019

Sonda chinesa Chang"e-4 pousou no lado oculto da Lua - AFP
Sonda chinesa Chang'e-4 pousou no lado oculto da Lua Imagem: AFP

Tricia Tisak

30/12/2019 04h00Atualizada em 02/01/2020 01h29

Resumo da notícia

  • O jornal New York Times listou 22 acontecimentos inéditos em 2019
  • Entre os feitos estão a primeira fotografia de um buraco negro e a viagem dos chineses ao lado oculto da Lua
  • A primeira caminhada espacial feita por uma equipe feminina e uma campanha de vacina contra a malária na África também foram registradas

Em 2019, alguém viu pela primeira vez um buraco negro (sim, é possível). Alérgicos a amendoim agora podem ser tratados. Reconhecimento facial pela polícia? Não em São Francisco (EUA). É possível uma escultura valer 91 milhões de dólares? Sim, é. Assim como existem mulheres imãs (quer saber o que é isso? Continue neste texto até o fim).

Veja uma sequência de eventos e tendências surpreendentes, sérias e até meio bobas registradas pela primeira vez em 2019:

Cientistas exibem a primeira imagem de um buraco negro

Cientistas capturam a primeira imagem de um buraco negro - Telescópio Event Horizon/Divulgação/The New York Times - Telescópio Event Horizon/Divulgação/The New York Times
Cientistas capturam a primeira imagem de um buraco negro
Imagem: Telescópio Event Horizon/Divulgação/The New York Times

Astrônomos divulgaram a imagem de um buraco negro, façanha que os cientistas se empenhavam para conseguir há pelo menos 50 anos. Uma iniciativa internacional envolvendo oito rádio-observatórios em quatro continentes examinou a região localizada na Messier 87, uma galáxia enorme a 55 milhões de anos-luz da Terra, durante 10 dias, em abril de 2017, mas foram necessários dois anos de análises computadorizadas para reunir e montar a imagem, revelada em abril deste ano.

Aprovado nos EUA novo tratamento contra alergia a amendoim

Amendoim - iStock - iStock
Imagem: iStock

A agência governamental norte-americana que controla alimentos e medicamentos (FDA) recomendou a aprovação do primeiro medicamento para tratamento infantil de alergia a amendoim. Até 2017, cerca de 1,2 milhão de crianças nos EUA sofriam desse mal, algumas inclusive com risco de morte. O novo medicamento, Palforzia, deve reduzir os riscos de uma reação fatal na faixa entre 4 e 17 anos de idade.

Aston Martin exibe seu primeiro carro elétrico

Aston Martin Rapide E - Divulgação - Divulgação
Aston Martin Rapide E
Imagem: Divulgação

O mundo pode não ser o bastante, mas James Bond está preparado para fazer sua parte e ajudar a mantê-lo verde. Aston Martin, a montadora britânica do esportivo que o agente secreto dirige nas telas, exibiu seu primeiro carro elétrico, o Rapide E, na Feira do Automóvel de Xangai, em abril. A um preço de 326 mil de dólares, vai de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos e alcança a velocidade máxima de 250 km/h —ou seja, tem fôlego de sobra para todas aquelas perseguições.

Rihanna é a primeira mulher negra a liderar uma grife do LVMH

Rihanna, com "Fenty" - Reprodução/Instagram/T: The New York Times Style Magazine - Reprodução/Instagram/T: The New York Times Style Magazine
Rihanna, com "Fenty"
Imagem: Reprodução/Instagram/T: The New York Times Style Magazine

A Fenty, de Rihanna, uniu suas forças na moda ao LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, maior grupo de artigos de luxo do mundo, conseguindo assim, alguns fatos inéditos: a estrela é a primeira mulher a fazer uma parceria com o LVMH e a primeira negra a comandar uma grife exclusiva. A Fenty é também a primeira marca que conseguiu fama nas redes sociais a ganhar o apoio de um dos maiores conglomerados de luxo do mundo.

Software de reconhecimento facial é proibido

Reconhecimento facial - ARTE/UOL - ARTE/UOL
Imagem: ARTE/UOL

São Francisco se tornou a primeira grande cidade norte-americana a proibir o uso de software de reconhecimento facial pela polícia e outras agências governamentais. Autoridades e grupos de defesa de liberdade civil alegaram um desconforto crescente com o potencial para abuso da tecnologia, muito popular entre policiais, usada para ajudar a identificar suspeitos envolvidos em uma série de infrações e crimes, desde pequenos furtos até tiroteios em massa. Críticos ao projeto de lei dizem que a prefeitura da cidade deveria se empenhar mais para elaborar legislações que permitam à polícia usar a tecnologia responsavelmente.

Escultura de Jeff Koons bate recorde em leilão

Uma mulher observa a escultura "Coelho", do artista Jeff Koons - TIMOTHY A. CLARY/ AFP - TIMOTHY A. CLARY/ AFP
Uma mulher observa a escultura "Coelho", do artista Jeff Koons
Imagem: TIMOTHY A. CLARY/ AFP

"Coelho", escultura em aço inoxidável que Jeff Koons criou em 1986, bateu um novo recorde mundial ao ser vendida, em maio, por 91,1 milhões de dólares, incluindo impostos, tornando-se assim a obra mais cara vendida em leilão por um artista vivo. O negociante de arte Robert E. Mnuchin, pai do secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, adquiriu a escultura em nome de um cliente desconhecido.

Panda albino raro é visto na China

Panda albino é visto em uma reserva natural em Sichuan, na China - Xinhua - Xinhua
Panda albino é visto em uma reserva natural em Sichuan, na China
Imagem: Xinhua

Um panda albino, o primeiro desse tipo a ser registrado pelas câmeras, foi visto em uma reserva natural em Sichuan, na China. Embora vários espécimes em preto e branco já tenham sido vistos no noroeste do país, a presença de um animal todo branco é considerada inédita.

Ministro da Cultura do México denuncia grife por apropriação cultural

Carolina Herrera - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O ministro da Cultura do México acusou a grife de luxo nova-iorquina Carolina Herrera de apropriação cultural, depois de a casa ter exibido sua coleção resort 2020, no início do ano, com bordados e padrões de estampas usadas por comunidades indígenas de seu país. Embora na história da moda sejam comuns acusações desse tipo, é a primeira vez que um governo se manifesta.

A China faz aterrissagem histórica do lado oculto da Lua

Sonda chinesa "Change 4" pousou no lado oculto da Lua  - AFP - AFP
Sonda chinesa "Change 4" pousou no lado oculto da Lua
Imagem: AFP

A espaçonave chinesa Chang'e-4 aterrissou na Lua, no início de janeiro, com o objetivo de explorar o terreno de seu lado oculto. Foi a segunda missão lunar bem-sucedida daquele país. Outra tentativa de pouso no satélite —dessa vez da Índia, em setembro— fracassou quando a equipe de controle perdeu contato com a sonda pouco antes da aterrissagem.

Mulheres imãs lideram serviço religioso na França

Kahina Bahloul, primeira mulher imã - Divulgação - Divulgação
Kahina Bahloul, primeira mulher imã
Imagem: Divulgação

Duas imãs lideraram o serviço religioso perante uma congregação mista, em setembro, na França. As mulheres, que se converteram ao Islã há 10 anos, batalham para construir uma versão mais moderna e inclusiva da religião.

Imãs são sacerdotes muçulmanos encarregados de dirigir as preces em uma mesquita.

Bússolas em Greenwich apontam para o norte verdadeiro

Observatório de Greenwich, em Londres - Depositphotos - Depositphotos
Observatório de Greenwich, em Londres
Imagem: Depositphotos

Pela primeira vez em 360 anos, o norte verdadeiro e o norte da bússola se alinharam em Greenwich, na Inglaterra. A Terra tem 2 polos norte, o geográfico e o magnético, que é para o qual apontam as bússolas, na maior parte do tempo. Além disso, ele sofre alterações por causa do interior líquido do planeta.

EUA vendem arroz para a China

Arroz - iStock - iStock
Imagem: iStock

Uma importadora privada chinesa comprou cerca de 40 toneladas de arroz da empresa californiana Sun Valley Rice, em julho. A China é a maior produtora e consumidora de arroz do mundo: na safra 2018-19, foram 150 milhões de toneladas.

Javalis são vistos usando ferramentas

Javalis das Visayas utilizam ferramentas para cavar seus cercados em um zoológico de Paris - Reprodução - Reprodução
Javalis das Visayas utilizam ferramentas para cavar seus cercados em um zoológico de Paris
Imagem: Reprodução

Um estudo publicado na revista científica Mammalian Biology este ano revela que o javali das Visayas, espécie ameaçada de extinção, foi visto usando ferramentas. Um ecologista conservacionista testemunhou uma fêmea com uma vareta dentro do focinho para ajudá-la a cavar em seu cercado, em um zoológico de Paris.

Decola o maior avião do mundo

Stratolaunch, maior avião do mundo, fez sua 1ª viagem viagem no deserto de Mojave, na Califórnia - Twitter/Divulgação - Twitter/Divulgação
Stratolaunch, maior avião do mundo, fez sua 1ª viagem viagem no deserto de Mojave, na Califórnia
Imagem: Twitter/Divulgação

O Stratolaunch, maior avião do mundo, fez sua viagem inaugural em abril, no deserto de Mojave, na Califórnia. A aeronave, que pesa 230 toneladas e tem 2 fuselagens, foi projetada para lançar foguetes na órbita terrestre do ar. A empresa foi fundada por Paul Allen, o cofundador já falecido da Microsoft, em 2018.

Rim é entregue por drone

Pesquisadores usam drone para transportar rim - Divulgação/Universidade de Maryland - Divulgação/Universidade de Maryland
Pesquisadores usam drone para transportar rim
Imagem: Divulgação/Universidade de Maryland

Um drone especializado fez a entrega de uma doação de rim, posteriormente usado em um transplante bem-sucedido no Centro Médico da Universidade de Maryland. Equipado com um sistema de monitoramento complexo, baterias sobressalentes e até um paraquedas, percorreu no total 4,5 km. Embora o dispositivo não tripulado seja ideal para o transporte de órgãos, ainda há desafios a serem superados —como a disputa pelo espaço aéreo e uma regulamentação federal— antes de se tornar método rotineiro.

Pesquisadores eliminam o vírus HIV de ratos infectados

Vírus HIV - Mateus Borba Cardoso/Fapesp - Mateus Borba Cardoso/Fapesp
Imagem: Mateus Borba Cardoso/Fapesp

Uma equipe de pesquisadores dos EUA afirmou ter eliminado o HIV de ratos infectados, marcando assim mais um passo rumo à cura da doença. Depois do tratamento à base de antirretrovirais —uma terapia conhecida por LASER—, foi feita a aplicação da ferramenta de edição de genes Crispr para remover os resquícios do vírus do DNA dos roedores, dos quais um terço se livrou da doença.

Barra de chocolate tradicional ganha novo visual

A marca Hershey's mudou o visual de sua barra de chocolates pela primeira vez em 2019 - Reprodução - Reprodução
A marca Hershey's mudou o visual de sua barra de chocolates pela primeira vez em 2019
Imagem: Reprodução

Em decisão inédita, a Hershey's está mudando o visual de sua famosa barra, que começou a ser fabricada em 1900, substituindo o logotipo por emojis. A edição é limitada.

A realeza no Instagram

Elizabeth II postou pela primeira vez no Instagram em março, compartilhando a foto de uma carta escrita ao Príncipe Albert —marido da rainha Vitória e trisavô da monarca— em 1843 que fazia parte de uma mostra no Museu de Ciências de Londres.

Primeira vacina eficaz contra malária é usada na África

Anopheles, mosquito que transmite malária - iSTock - iSTock
Anopheles, mosquito que transmite malária
Imagem: iSTock

Em abril, a primeira vacina eficaz contra malária do mundo foi introduzida no Maláui, primeiro dos três países africanos a participar do programa piloto histórico. A RTS,S, que mostrou prevenir 40 por cento dos casos da doença, foi desenvolvida em 1987, mas só depois de 3 décadas e 700 milhões de dólares é que pode ser utilizada em grande escala.

Novas espécies de dinossauro descobertas no Japão e no Canadá

Segundo a Universidade de Hokkaido, os pesquisadores desenterraram um bico de pato herbívoro, o maior encontrado até agora no país - Reprodução/ Kobayashi Y., et al, Scientific Reports/ Universidade de Hokkaido  - Reprodução/ Kobayashi Y., et al, Scientific Reports/ Universidade de Hokkaido
Pesquisadores encontraram um fóssil de um "bico de pato" herbívoro, o maior encontrado até agora no Japão
Imagem: Reprodução/ Kobayashi Y., et al, Scientific Reports/ Universidade de Hokkaido

Duas novas espécies de dinossauros foram descobertas este ano no Japão e no Canadá. Segundo a Universidade de Hokkaido, os pesquisadores desenterraram um bico de pato herbívoro, o maior encontrado até agora no país. No Canadá, foi revelada uma espécie voadora, cujo nome científico se traduz como "dragão gelado do vento do norte", com envergadura de asa semelhante à de um avião de pequeno porte.

A Arábia Saudita se abre ao turismo

Vista aérea do Abraj Al Bait, terceiro prédio mais alto do mundo, localizado em Meca, na Arábia Saudita - Reprodução/Usilive - Reprodução/Usilive
Vista aérea do edifício Abraj Al Bait, terceiro mais alto do mundo, localizado em Meca, Arábia Saudita
Imagem: Reprodução/Usilive

A Arábia Saudita vai disponibilizar vistos para os estrangeiros que quiserem conhecer o país por razões não religiosas. A iniciativa é vista como uma tentativa de diversificação da economia, tão dependente do petróleo, e também de se modernizar e contra-atacar as críticas dos mais céticos em relação ao respeito local pelos direitos humanos. Segundo a medida, as turistas mulheres não precisam usar a abaya —túnica que cobre o corpo inteiro, obrigatória para as sauditas em público—, mas se espera discrição.

Duas mulheres fazem caminhada espacial histórica

As astronautas Christina Koch e Jessica Meir - Nasa/Divulgação - Nasa/Divulgação
As astronautas Christina Koch e Jessica Meir
Imagem: Nasa/Divulgação

Christina Koch e Jessica Meir completaram a primeira caminhada espacial feminina da história da Nasa em outubro: as astronautas saíram da Estação Espacial Internacional para consertar um controlador de energia. As mulheres só puderam começar a participar do programa da agência em 1978.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado em versão anterior do texto, Paul Allen morreu em 2018, e não em 2011. O erro foi corrigido.