Ciclofaixa será testada também durante a semana, diz Kassab em encontro de prefeitos
O futuro de São Paulo está reservado para as bicicletas, segundo o prefeito Gilberto Kassab. Durante encontro do C40, grupo que reúne os prefeitos das maiores cidades do mundo, as novas políticas de acessibilidade foram o foco da fala de Kassab.
LEIA MAIS
- Brasil "bate e assopra": mantém que países ricos pagam mais, mas tira peso de financiamento
- Pegada ecológica: descubra o impacto que você causa ao meio ambiente
- Veja imagens dos protestos e dos bastidores da conferência
- Confira exemplos de sustentabilidade que serão apresentados no encontro
- Prefeitos das maiores cidades "furam" delegações e fecham acordo
- Rio+20: muro em UPP é derrubado para prefeito de Nova York ver a Baía de Guanabara
- Conferência não é sobre meio ambiente; entenda o que está em jogo
"Queremos ampliar a ciclofaixa, deixando pelo menos um dia da semana por mês. Os paulistanos vão se acostumar aos poucos com essa mudança. E, no futuro, teremos ciclofaixas todos os dias da semana. Porém, para isso é preciso continuarmos investindo na ampliação das linhas de metrô", disse.
O projeto Ciclofaixa é realizado aos domingos e feriados na cidade de São Paulo. Faixas de avenidas e ruas são interditadas para os carros.
Sobre o possível aumento de congestionamentos, já que o tráfego de carros é muito maior nos dias de semana, o prefeito disse que serão feitos testes.
"Serão realizados testes antes da implementação do programa, mas a possibilidade de dar certo é muito grande", declarou.
Pedágio urbano
Sobre a implementação de um pedágio urbano na cidade, Kassab afirmou que ainda não é possível tomar esse tipo de medida em São Paulo.
"Não é pelo fato de ser impopular. Mas é preciso dar condições das pessoas deixarem o carro em casa. Londres tem 400 km de metrô. Lá é possível tomar uma medida desse tipo."
SP assina convênio com Buenos Aires e Cidade do México
A cidade de São Paulo assinou durante a cúpula do C40 um convênio com as prefeituras da Cidade do México e de Buenos Aires para a troca de experiências e a busca de financiamentos conjuntos com órgãos internacionais.
"Queremos com isso buscar créditos para a compra de veículos menos poluentes, por exemplo. Trabalhando em conjunto conseguiremos resultados melhores e mais rápidos", disse Kassab.
Prefeitos fecham acordo
Os prefeitos do C40 anunciaram um acordo em parceria com o Banco Mundial, que irá financiar os projetos das megacidades para o tratamento dos resíduos sólidos.
O C40 acredita que, com a união dos prefeitos das maiores e mais importantes cidades do planeta, será mais fácil encontrar soluções para problemas urgentes, como o manejo do lixo e o transporte.
Problemas das cidades
Os desafios mais comuns enfrentados pelas cidades incluem trânsito, falta de fundos para prover serviços básicos, a falta de habitação adequada e infraestrutura em declínio.
Metade da humanidade – 3,5 bilhões de pessoas – vivem hoje em cidades. Até 2030, quase 60% da população mundial viverá em áreas urbanas.
As cidades ocupam apenas 2% de toda a terra do planeta, mas respondem por 60% a 80% do consumo de energia e por 75% das emissões de carbono.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.