Degelo no Ártico está perto de novo recorde, alertam cientistas
A cobertura de gelo no Ártico está derretendo a uma taxa surpreendentemente rápida, alertaram cientistas. E ela pode ficar reduzida no menor nível em questão de semanas, à medida que as temperaturas do planeta subirem.
Pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, disseram nesta terça-feira (21) que a cobertura de gelo no verão ártico já estava se aproximando do menor nível registrado mesmo antes do fim da temporada de degelo.
"Os números estão chegando e os estamos lendo com um sentimento de assombro", disse Mark Serreze, diretor do Centro de Dados Nacional de Gelo e Neve, vinculado à universidade. "Se o degelo parasse agora, repentinamente, teríamos a terceira baixa no registro de satélites. Ainda temos outras duas semanas de degelo pela frente, então eu penso que muito provavelmente teremos um novo recorde."
O recorde anterior foi registrado em 2007, quando a cobertura de gelo encolheu 4,25 milhões de quilômetros quadrados, causando espanto entre os cientistas que não tinham previsto uma redução drástica e tão cedo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.