Desmatamento ilegal na Amazônia ameaça tribo Awá, diz ONG britânica
A Survival International, organização defensora dos povos indígenas sediada em Londres, informou nesta terça-feira (04) que há mais provas de que o desmatamento ilegal na Amazônia coloca em risco a segurança da tribo Awá, tida como a mais ameaçada do mundo. Em comunicado, a Survival assinala que uma recente pesquisa da Funai (Fundação Nacional do índio) trouxe à tona surpreendentes provas de que este desmatamento ilegal ameaça seriamente os Awás.
Há três semanas, agentes do governo confiscaram equipamentos que eram usados para desmatar a região habitada pelos Awás, sendo que outras provas também comprovam que esta atividade ilegal continua sendo realizada a menos de seis quilômetros da tribo, acrescentou a Survival. "O que estão fazendo? Se destruírem a floresta, vão nos destruir", indagou um membro desta tribo, segundo o comunicado emitido pela ONG.
De acordo com a Survival, a Funai indicou que os Awás já se sentem muito ameaçados e, inclusive, sentem medo de sair para caçar. Há quatro meses, a ONG iniciou uma campanha para salvar a tribo, o que fez o Ministério da Justiça do Brasil receber mais de 32 mil mensagens de pessoas que pedem a proteção desta tribo indígena.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.