Topo

ONG faz comercial falso para mostrar como a Coca Cola mata aves marinhas

Do UOL, em São Paulo

07/05/2013 16h23

A ONG ambientalista Greenpeace fez um comercial falso com pessoas bebendo Coca Cola e depois mostra o plástico do refrigerante poluindo oceanos e matando a fauna marinha na Austrália. Em março, a companhia ganhou na Justiça o direito de impedir uma política de reembolso de 10 centavos para incentivar a reciclagem no Norte do país. Segundo a ONG, o lixo provocado pode afetar até 65% das aves australianas, que confundem o plástico com alimento.

No Sul da Austrália, o incentivo já existe há mais de 30 anos, evitando com que dezenas de milhões de plásticos sejam jogados nas praias e oceanos. Quando as aves engolem o plástico, seus pequenos estômagos ficam tão cheios que impedem as aves de comerem qualquer outra comida, o que as faz morrer de fome.

A ONG pede ainda doações para passar o comercial em horário nobre na televisão da Austrália. A lei no Norte já dobrou as taxas de reciclagem. Ainda de acordo com o Greenpeace, a empresa faz lobby para que a lei não se torne nacional.

Segundo a imprensa local, a Coca argumenta que a medida é ilegal e ineficiente, com apenas 33% das embalagens recicladas. Já para o presidente da campanha "Limpando a Austrália" Ian Kiernan, a razão real é a companhia não querer acrescentar 10 centavos ao preço real do refrigerante. "Depósitos são consistentemente considerados os mais caros e ineficientes métodos de aumentar as taxas de reciclagem. As famílias da Austrália não merecem sofrer com este aumento no custo de vida", disse a empresa à imprensa.