Fabricantes de carros podem cumprir metas de redução de emissões da UE
Todas as fabricantes de carros estão capacitadas para atender ao objetivo europeu de redução das emissões médias de CO2 de veículos novos para 2015, avalia a ONG Transport & Environment em um relatório publicado em setembro.
As 15 grandes fabricantes de carros "estão em condições de alcançar o objetivo de 2015", isto é, 130 gramas de CO2 por km (18% menos que em 2007) "e a maioria com alguns anos de antecedência", diz a ONG em um estudo.
Peugeot-Citroën, Toyota, Volvo e Renault completaram a meta com três anos de antecedência. Outras seis montadoras deveriam atingi-la a partir de 2013, inclusive Fiat e BMW. No entanto, Nissan, Suzuki, Mazda e Honda deverão fazer mais esforços, com mais de 5% de redução a fazer até 2015.
No âmbito da luta contra o aquecimento global, a União Europeia aprovou em 2009 normas vinculantes para as emissões de CO2 de carros novos vendidos em seu território. O transporte rodoviário é responsável por cerca de 17% das emissões do principal gás de efeito estufa da UE.
A meta de 130 g de CO2 por quilômetro corresponde à medida de níveis de emissões de todos os carros novos vendidos em 2015 na UE. Cada fabricante tem um objetivo distinto em função do peso de seus veículos. A regulamentação é menos restritiva para os mais pesados.
No que diz respeito à meta de 95 g de CO2 por quilômetro para 2020, que ainda não foi formalmente adotada pela UE devido à oposição de Berlim, a ONG estima que Toyota, Volvo e Daimler "já parecem já em vias de cumprir este objetivo em 2020, ou inclusive antes".
Outras cinco empresas - Peugeot-Citroën, Fiat, Renault, Ford e Volkswagen - só "precisam progredir um pouco mais" para consegui-lo.
No entanto, General Motors, Hyundai, BMW, Honda e Mazda têm que fazer esforços "significativos" para cumprir o objetivo.
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