Topo

Misturar gasolina no etanol aumentaria emissões de CO2 do transporte em 4%

Do UOL, em São Paulo

04/12/2013 13h22

O governo estuda misturar gasolina no etanol e usar o chamado E85 como combustível. Como a presença do derivado de petróleo em sua composição, o E85 é mais poluente. Segundo cálculos da Ecofrotas, esta adição ampliaria as emissões brasileiras de gases do efeito estufa em 2,8 milhões de toneladas de CO2 e por ano. Em 2012, de acordo com a entidade, o transporte a gasolina foi responsável pela emissão de 71,6 milhões de toneladas de CO2e, um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

Em vez de álcool puro, o E85 é uma mistura de 85% de etanol anidro e 15% de correntes intermediárias de gasolina, de menor qualidade. A ideia é padronizar a produção do etanol em anidro, que hoje já é misturado à gasolina em 25%. Assim, o abastecimento dos carros seria dividido entre o novo E85, em lugar do etanol hidratado, e a manutenção da gasolina C, mistura de gasolina A (pura) com 25% de etanol anidro

Hoje, as emissões da queima do etanol são consideradas neutras, uma vez que são compensadas durante o crescimento da cana-de-açúcar.

A projeção considerou que as emissões das correntes intermediárias de gasolina são as mesmas registradas pela gasolina C e levou em conta o volume de combustíveis utilizado em 2012 segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).