Topo

Ambientalistas encontram espécie de aranha tida como extinta há um século

Aranha da espécie Hypsosing heri tida como extinta em 1912 - RSPB/Divulgação
Aranha da espécie Hypsosing heri tida como extinta em 1912 Imagem: RSPB/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/06/2015 19h41

Um espécie de aranha que acreditava-se extinta em 1912 foi encontrada no Reino Unido quase cem anos depois. Ambientalistas ficaram surpresos ao encontrar uma aranha da espécie Hypsosing heri, enquanto procuravam por borboletas na reserva florestal urbana na cidade de Weymouth.

Duas fêmeas foram encontrados por voluntários em maio e recentemente um segundo grupo das aranhas foi recolhido, todas fêmeas. As aranhas vivem próximo de plantas em pântanos e brejos. Agora, os voluntários estão em busca de machos. Trata-se de uma tarefa difícil, já que a espécie tem tamanho máximo de quatro milimetros.

"Tirei algumas fotos e postei em fórum da web pedindo ajuda. Ficamos encantados ao confirmar que era uma Hypsosing heri, ou Harriet, como a chamamos", contou o voluntário da ONG de proteção à natureza RSPB Allan Neilson, ao site do jornal britânico Daily Mail. Mais tarde a espécie foi confirmada pela Associação Britânica de estudos de Aracnídeos.

A reserva irá atrair novos voluntários em busca das borboletas conhecidades como "Painted Ladies", e, quem sabe, de machos da espécie Hypsosing heri. Uma grande migração das "Painted Ladies" ocorre uma vez a cada década e está prevista para as próximas semanas. A última grande migração registrada ocorreu em 2009, quando se estima que 11 milhões de borboletas de todas as partes do mundo chegaram ao Reino Unido.