Topo

A duas semanas do inverno, Sul já tem temperatura negativa e geada

Luciano Nagel

Colaboração para o UOL, de Porto Alegre

08/06/2018 17h39

O inverno 2018 começa em 21 de junho no Brasil. Mas a duas semanas do solstício (que marca o fim do outono), cidades na região Sul do país já registram temperaturas negativas e até geadas.

Nesta sexta-feira (8), diversos pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná amanheceram cobertos por uma fina camada de cristais de gelo. Foi o caso de Soledade, no Noroeste do Rio Grande do Sul, onde a temperatura caiu até -3,3ºC, de acordo com a MetSul Meteorologia. 

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, a previsão para a região é de mais frio para o sábado e chuvas para o domingo. As geadas devem se repetir em municípios gaúchos e catarinenses.

Veja também:

Houve registro de temperatura abaixo de zero também em São José dos Ausentes, na Serra Gaúcha, com -0,3ºC e sensação térmica de -8ºC. No total, foram dez cidades do Rio Grande do Sul com números negativos nos termômetros nesta sexta-feira.

Em Santa Catarina, São Joaquim e Urupema, pontos tradicionais para os apreciadores do frio, tiveram respectivamente -1,5ºC  e -3,1ºC. Para o sábado, as mínimas previstas vão de -5ºC e -7ºC. Há possibilidade de geada inclusive na capital, Florianópolis.

No Paraná, as temperaturas baixas tomaram também a capital, Curitiba, que amanheceu com 3,2ºC e sensação térmica próxima a zero, devido aos ventos. No distrito de Entre Rios, na cidade de Guarapuava, a temperatura mínima foi de -3,4 ºC e em Palmas -3,1 ºC. A previsão para este final de semana, segundo o meteorologista Leandro Puchalski, é de mais frio para sábado (09) e períodos de chuva a partir de domingo (10).