Dorian: saiba tudo sobre o furacão que evoluiu e atingirá a Flórida
O furacão Dorian chegará aos Estados Unidos no final desta semana, podendo ser classificado como categoria 4, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).
O fenômeno passou por Porto Rico ontem sem causar grandes danos, apesar dos ventos ventos de 130 km/h, mas a expectativa é que aumente sua força nos próximos dias.
Saiba tudo sobre o furacão Dorian:
Onde está
Atualmente, o fenômeno natural está no Atlântico, acima do Porto Rico, e segue em direção ao sul dos Estados Unidos.
Onde pode passar
Ainda não há como precisar exatamente qual a trajetória do furacão, mas os especialistas apontam que até segunda-feira ele poderá atingir algumas regiões das Bahamas, além de qualquer lugar da costa leste da Flórida, podendo alcançar também os estados da Georgia e da Carolina do Sul.
Força
As autoridades norte-americanas tinham divulgado que o Dorian seria um furacão de categoria 2, o que é menos perigoso. Porém, ele evoluiu de tamanho e até chegar aos Estados Unidos deverá ser de categoria 4.
Alerta
Ron DeSantis, governador da Flórida, decretou estado de emergência em 26 condados que podem ser afetados pelo fenômeno. Ele recomendou que "todo morador da Flórida deve estocar suprimentos, incluindo água e medicamentos, para sete dias e ter um plano de emergência, em caso de desastre."
Filas em postos de gasolina e em supermercados já são vistos no estado, enquanto muitos moradores também cobrem janelas com madeira e colocam sacos de areia nas portas.
Perigos
O Weather Channel informou que o grande perigo existente na passagem de um furacão é o risco das marés de tempestades. Os ventos fortes do furacão empurram a superfície do oceano e formam ondas gigantescas que são destrutivas por onde passam.
Segundo os especialistas, apenas 8% das mortes registradas em um caso deste são relacionadas ao furacão, enquanto quase 50% são responsabilidade direta da tempestade. O Weather Channel informa também o perigo de enchentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.