Cientistas do Japão pintam listras de zebra em vacas para afastar moscas
Cientistas do Japão fizeram um experimento para tentar proteger vacas e bois de picadas de determinado tipo de moscas. Eles pintaram listras de zebras nos animais com o objetivo de enganar os insetos.
A pesquisa foi feita pelo Centro de Pesquisas Agrícolas de Aichi e foram utilizadas seis vacas para os testes.
De acordo com o artigo publicado na revista científica PLOS ONE, os animais pintados levaram 60 mordidas em 30 minutos. Já as outras vacas foram picadas 110 vezes no mesmo período.
Segundo os pesquisadores, a probabilidade de moscas pousarem em superfícies em preto e branco são menores, já que a polarização da luz prejudica a percepção dos níveis. Essa confusão faz com que o inseto não consiga desacelerar adequadamente para pousar sobre o gado.
Espera-se que a pesquisa ajude a reduzir o uso de inseticida, extremamente popular entre os agricultores. "Melhorará o bem-estar animal e a saúde humana, além de ajudar a resolver o problema da resistência a pesticidas no meio ambiente", sugere o relatório.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.