Cientistas do Japão pintam listras de zebra em vacas para afastar moscas

Vacas são pintadas com listras de zebra em pesquisa - Divulgação
Vacas são pintadas com listras de zebra em pesquisa Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/10/2019 17h51

Cientistas do Japão fizeram um experimento para tentar proteger vacas e bois de picadas de determinado tipo de moscas. Eles pintaram listras de zebras nos animais com o objetivo de enganar os insetos.

A pesquisa foi feita pelo Centro de Pesquisas Agrícolas de Aichi e foram utilizadas seis vacas para os testes.

De acordo com o artigo publicado na revista científica PLOS ONE, os animais pintados levaram 60 mordidas em 30 minutos. Já as outras vacas foram picadas 110 vezes no mesmo período.

Segundo os pesquisadores, a probabilidade de moscas pousarem em superfícies em preto e branco são menores, já que a polarização da luz prejudica a percepção dos níveis. Essa confusão faz com que o inseto não consiga desacelerar adequadamente para pousar sobre o gado.

Espera-se que a pesquisa ajude a reduzir o uso de inseticida, extremamente popular entre os agricultores. "Melhorará o bem-estar animal e a saúde humana, além de ajudar a resolver o problema da resistência a pesticidas no meio ambiente", sugere o relatório.