Topo

Óleo no mar: saiba quais são as praias atingidas no litoral do Nordeste

Uma mancha densa e extensa de óleo surgiu hoje no mar da praia dos Artistas, no bairro de Coroa do Meio, em Aracaju, nesta sexta-feira (4) - Divulgação/Adema
Uma mancha densa e extensa de óleo surgiu hoje no mar da praia dos Artistas, no bairro de Coroa do Meio, em Aracaju, nesta sexta-feira (4) Imagem: Divulgação/Adema

Do UOL, em São Paulo

09/10/2019 17h42Atualizada em 11/10/2019 12h14

Desde o início de setembro, manchas de óleo atingem a costa do Nordeste brasileiro. Hoje, as manchas chegaram à praia de Piatã, em Salvador. Com isso, o Nordeste tem a 8ª capital poluída pelo óleo, de origem ainda desconhecida.

Levantamento mais recente realizado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), divulgado ontem, aponta que 150 praias de mais de 60 cidades do litoral nordestino foram afetadas até o momento.

Tomando 1.200 km de nove estados na região, este acidente ambiental já é considerado, em termos de extensão, o maior da história no litoral brasileiro, de acordo com o órgão.

Uma análise feita pelo Laboratório de Oceanografia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) aponta que o vazamento ocorreu entre os litorais de Pernambuco e Paraíba, a uma distância entre 40 e 50 km da costa.

Veja quais são as praias atingidas e a situação em cada uma: