Topo

Esse conteúdo é antigo

Maio de 2020 é o mais quente já registrado

Ilustração para aquecimento global - Getty Images
Ilustração para aquecimento global Imagem: Getty Images

Paris

05/06/2020 11h49

Maio de 2020 foi o mês de maio mais quente já registrado, de acordo com o serviço europeu de mudança climática Copernicus, que alerta sobre temperaturas bem acima do normal, especialmente no Ártico.

"Maio foi 0,63 °C mais quente que a média dos meses de maio no período de 1981-2010, tornando-o o mês de maio mais quente desde o início dos registros", informou Copernicus hoje em um comunicado.

Temperaturas acima do normal e até "muito anormais" foram observadas na Sibéria, com quase 10 ºC acima do normal. No noroeste da região, a ruptura do gelo nos rios Ob e Yenisei nunca começou tão cedo, segundo Copernicus.

A primavera (boreal) também foi especialmente amena em grande parte da região do Ártico, com destaque para o oeste do Alasca, mas também na Antártica.

Globalmente, o serviço europeu destaca que os últimos 12 meses (de junho de 2019 a maio de 2020) igualaram o período do ano mais quente já registrado (de outubro de 2015 a setembro de 2016), com 0,7 ºC acima do normal.

Devido ao aquecimento global, causado pelas emissões de gases de efeito estufa geradas pelas atividades humanas, o planeta já ganhou mais de 1 ºC desde a era pré-industrial, o que tem provocado uma multiplicação de fenômenos meteorológicos extremos, como ondas de calor, secas e inundações.

O ano passado foi o segundo mais quente já registrado, após 2016, e os especialistas acreditam que a temperatura média global atingirá um novo recorde no próximo período de cinco anos (2020-2024).