Plantas australianas contêm veneno semelhante ao dos escorpiões
A Austrália conta com um grande número de espécies animais especialmente perigosas, às quais se acrescenta agora uma planta que possui um veneno parecido com o dos escorpiões e que pode provocar dores torturantes por semanas - revelaram pesquisadores.
Basta tocar uma folha de dendrocnide para sentir uma dor insuportável. Essa espécie de urtiga, também encontrada em algumas florestas dos Estados Unidos e da Europa, é conhecida pelo nome indígena de yimpi-yimpi.
Mas a espécie de dendrocnide que se encontra na Austrália, especialmente na floresta tropical do nordeste de Queensland, produz uma toxina muito mais potente.
Muito conhecida entre os turistas, tem folhas largas, ovais, ou em forma de coração.
As vítimas relatam como, no início, sentiram "uma sensação de queimação e depois, ao longo das horas, uma dor que lembra a de quando uma parte do corpo fica presa na porta de um carro amassado", informaram nesta quinta-feira pesquisadores da Universidade de Queensland.
Até o fim, que parece interminável, a simples ação de tomar um banho pode reacender a dor.
A yimpi-yimpi é coberta por pelos muito finos em forma de agulha, semelhantes aos de outras urtigas.
Os testes para detectar a presença dos agentes irritantes mais comuns, como as histaminas, não produziram resultados até o momento.
A Austrália já é tristemente conhecida por sua fauna venenosa, como serpentes, águas-vivas, polvos-de-anéis-azuis e certas aranhas.
Felizmente, uma picada, ou mordida, de uma dessas estranhas criaturas raramente causa a morte.
Os cientistas esperam que suas pesquisas, publicadas na revista "Sciences Advances", contribuam para aliviar a dor das pessoas atingidas pela dendrocnide.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.