Esculturas em gelo de Bolsonaro e Trump são usadas em protesto de ONG na ONU
As esculturas foram colocadas em um píer na frente do edifício e logo derreteram, enquanto Kate Flynn, uma ativista da ONG, segurava um cartaz com a frase "Líderes da extinção: destruindo um planeta em crise" escrita em português.
"Onde estão Trump e Bolsonaro enquanto o mundo arde? Eles têm que acordar para a decadência ecológica e seguir a ciência", disse Arlo Hemphill, do braço americano do Greenpeace USA, em comunicado.
O ativista enfatizou que os governantes devem "agir imediatamente para acabar com o desmatamento, proteger pelo menos 30% dos oceanos e parar com as emissões que estão prejudicando o clima".
O Greenpeace apontou que Brasil e Estados Unidos são dois dos países com a maior biodiversidade do mundo, mas seus presidentes estão "empurrando ativamente uma agenda anti-ambiental".
Bolsonaro participou nesta quarta da Cúpula da Biodiversidade por meio de um discurso gravado em vídeo no qual rechaçou os críticos que o acusam de permitir uma enorme destruição na Amazônia.
"Rejeito veementemente a ganância internacional por nossa Amazônia. E vamos defendê-la de ações e narrativas que atacam os interesses nacionais", disse.
"Não podemos aceitar, portanto, que informações falsas e irresponsáveis ??possam servir de pretexto para a imposição de regras internacionais injustas, que desconsideram as importantes conquistas ambientais que temos conquistado em benefício do Brasil e do mundo", acrescentou.
Trump, por sua vez, evitou participar da reunião, a primeira cúpula do gênero organizada pelas Nações Unidas e que tem como objetivo dar impulso à negociação de um grande acordo para proteger a biodiversidade durante a próxima década.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.