PUBLICIDADE
Topo

Meio Ambiente

Peru pede apoio dos Estados Unidos para ingressar na OCDE

22/10/2021 05h44

Lima, 21 out (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Peru, Oscar Maúrtua, se reuniu nesta quinta-feira em Bogotá com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, a quem pediu apoio para que o país possa ingressar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Conforme informado pelo ministério em comunicado, o encontro entre as duas autoridades foi realizado na capital colombiana dentro da Conferência Ministerial sobre Migração, que busca dar atenção imediata e encontrar soluções estruturais e de longo prazo para o fenômeno migratório na América Latina.

Na ocasião, Maúrtua aproveitou para pedir o apoio do secretário de Estado dos EUA para a entrada do Peru na OCDE, uma meta que o país havia proposto para este ano quando comemora o bicentenário de sua independência, mas que ainda está longe de ser uma realidade.

Além disso, o chanceler agradeceu a Blinken pela cooperação prestada pelos Estados Unidos ao Peru no contexto da emergência sanitária, com o envio no mês de julho de 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida de Pfizer/BioNTech e o envio 160 ultra-refrigeradores.

O Ministério das Relações Exteriores acrescentou que o encontro abordou também diversos aspectos da relação bilateral e confirmou a participação do Peru na Cúpula para a Democracia, que será realizada em dezembro nos Estados Unidos.

Por último, as duas autoridades comprometeram-se a manter um diálogo "construtivo" sobre a agenda comum, a governação democrática e a luta contra a corrupção. EFE

Meio Ambiente