Macron pede que OCDE acompanhe transferência de renda para nações pobres
"Os países da África, do Pacífico, do Caribe, da América Latina e América do Sul que mais precisam, não são os que recebem mais desse financiamento, sabemos disso", afirmou o chefe de governo, durante discurso na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que acontece em Glasgow, no Reino Unido.
Macron disse que a "OCDE deve acompanhar e fazer a cada ano um relatório em plena transparência da utilização dos US$ 100 bilhões que os Estados mais desenvolvidos se comprometeram a transferir a cada ano para os de menor renda entre 2020 e 2025", para a ação contra a crise global relacionada ao clima.
"Os países mais pobres na África, no Pacífico, no Caribe, vivem hoje as primeiras consequências da mudança climática", afirmou o chefe de governo.
No discurso, Macron destacou que França e União Europeia, atualmente, estão dentro dos compromissos de transferência de valores firmados, "inclusive, um pouco mais acima", já que a própria OCDE indicou que, em 2020, o aporte foi pouco superior a US$ 79 bilhões.
"Todas as economias desenvolvidas devem contribuir de forma justa, porque a liderança exige exemplo", garantiu o presidente francês.
Na cerimônia de abertura da COP26, Macron ainda relembrou os pilares para a assinatura do Acordo de Paris, em 2015, que foram a "ambição, solidariedade e confiança", para pedir que o objetivo de aumento de temperatura em 1,5 grau até o fim do século seja alcançado. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.