Topo

BID se alia a Alemanha e Holanda para proteger Amazônia

02/11/2021 20h36

Glasgow (R.Unido), 2 nov (EFE).- Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e dos governos de Alemanha e da Holanda anunciaram nesta terça-feira, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), um projeto conjunto para promover a proteção de florestas e terras na região amazônica.

Alemanha e Holanda comprometeram-se a contribuir, cada uma, com 15 milhões de euros para um novo fundo de Bioeconomia e Gestão Florestal.

A colaboração entre o BID e esses países europeus dará ênfase ao reforço dos direitos e da capacidade de gestão dos povos indígenas e comunidades locais na Amazônia, uma das linhas de ação favorecidas na COP26 para melhorar a conservação dos habitats naturais.

"A região amazônica é essencial para uma recuperação sustentável na América Latina e no Caribe. Estamos orgulhosos por termos chegado a este acordo com países que possuem um amplo histórico em ações climáticas", disse o presidente do BID, Mauricio Claver-Carone.

"Esta iniciativa beneficiará 'bioempresas', famílias e pequenos agricultores através de modelos de desenvolvimento sustentável baseados no capital humano, riqueza natural e patrimônio cultural desta região incomparável", disse Claver-Carone.

A entidade destacou que a Amazônia é fonte de 35% a 40% da água doce da América Latina e um habitat essencial para ecossistemas em todo o mundo, pois regula a qualidade do ar e armazena as emissões de carbono.

O projeto faz parte de uma visão mais ampla do BID para promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Além de outros departamentos da instituição, a iniciativa conta com participação do BID Invest, braço de investimentos do banco de desenvolvimento que se conecta ao setor privado. EFE