Prefeito de Madri destaca papel das cidades ibero-americanas na pandemia
O líder do governo da capital espanhola participou hoje da XIX Assembleia Geral do órgão, que acontece, justamente, em Madri. Martínez-Almeida destacou a importância da municipalidade para "solucionar os problemas" que os cidadãos sofrem.
"Muitas vezes, as diferenças que podem surgir entre os países, que às vezes não têm a capacidade de se entenderem, podemos solucionar a partir das cidades", afirmou o prefeito madrilenho.
Além disso, Martínez-Almeida destacou "o futuro que nos uno", em referência às grandes capitais de ambos os lados do Oceano Atlântico. Segundo ele, são as que têm capacidade de "encantar as pessoas depois de tanto drama", em referência a pandemia da covid-19, que afetou duramente as capitais e grandes cidades.
O prefeito de Madri ainda anunciou um "plano estratégico" e um "roteiro" até 2024, para que seja debatida a municipalidade nas diferentes capitais, com uma série de medidores para calibrar o acerto da estratégia nesses três próximos anos.
A Assembleia Geral, que acontece entre hoje e amanhã, reúne prefeitos e representantes de diferentes capitais ibero-americanas e de Andorra, e acontece pela primeira vez na capital espanhola desde 2002.
Secretária-geral da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas, a espanhola Almudena Maíllo celebrou a vocação ibero-americana de Madri e agradeceu todos os prefeitos pelo esforço de estarem presentes no encontro, assim como pelo "compromisso de seguir dando resposta aos problemas da população" e ser a voz das cidades da América Latina.
O apelo é feito no contexto em que a troca de soluções baseadas na inovação e sustentabilidade são fundamentais para a retomada dos setores mais castigados pela crise sanitária, além da necessidade de um fortalecimento de alianças sólidas entre cidades e organizações internacionais.
O objetivo fundamental da UCCI, fundada em Madri, em outubro de 1982, "alcançar a definição de um espaço que constitua um modelo de convivência pacífica e de desenvolvimento solidário".
Também estão entre as metas "a consolidação de uma consciência que permita o melhor entendimento e a cooperação entre os povos ibero-americanos e suas 29 cidades-membro".
A UCCI é membro, com status consultivo, do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc) desde 25 de janeiro de 1989. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.