Topo

Premiê britânico usa jato particular para jantar com amigos depois da COP26

04/11/2021 12h52

Glasgow (Reino Unido), 4 nov (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que vem sido elogiado pelo discurso contra a mudança climática, viajou em avião particular de Glasgow para Londres, apenas para participar de um jantar com ex-companheiros de trabalho, segundo publicou nesta quinta-feira o jornal "Daily Mirror".

De acordo com o veículo, o chefe de governo concluiu a entrevista coletiva na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que acontece na cidade escocesa e partiu imediatamente para a capital inglesa, em trajeto que, por trem, dura pouco mais de quatro horas, e por avião, não chega a uma hora.

Em Londres, Johnson era aguardado por uma comitiva, que o levou para um clube privado e exclusivo para homens, onde participou de jantar com antigos companheiros do jornal "Daily Telegraph". No local, o premiê se reuniu com o ex-diretor do veículo, Charles Moore, conhecido por ser cético sobre a mudança climática.

A presidente do Partido Trabalhista, Anneliese Dodds, classificou como "hipocrisia avassaladora" que o primeiro-ministro tenha se deslocado dentro do Reino Unido em um jato privado, que, segundo diferentes estudos, é um dos meios de transporte que mais emitem carbono por passageiro.

A opositora ao atual governo britânico lembrou ainda que, horas antes, Johnson havia alertado que o mundo caminha "para o juízo final", se não conseguir parar a mudança climática.

Um porta-voz de Downing Street, gabinete do premiê, defendeu a viagem, garantindo que havia "grandes limitações de tempo" e que aeronave utilizada é uma das mais eficientes do mundo, a partir do uso de combustível sustentável. EFE