Governos de 22 países impulsionam tecnologias de descarbonização
Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Arábia Saudita, Alemanha, França e Chile estão entre as nações que apoiam um plano que visa "eliminar emissões na indústria, possibilitar a redução de carbono e produzir combustíveis, produtos químicos e materiais renováveis".
A iniciativa impulsionará tecnologias-chave para "permitir uma transição para emissões líquidas zero até meados do século", destacou o enviado americano para o clima, John Kerry, em comunicado.
O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, declarou que para combater a crise climática cada país, cada empresa e cada indivíduo precisa contribuir com seu esforço.
"Os planos apresentados hoje mobilizam os governos para operar com uma voz clara e coletiva no espaço de inovação ambiental, e ajudam o setor público a trabalhar dinamicamente ao lado do setor privado", afirmou.
Os proponentes da iniciativa estimam que ela ajudará a mobilizar pelo menos US$ 250 bilhões durante a década. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), cerca da metade da redução de carbono necessária para atingir emissões líquidas zero até 2050 deve proceder de tecnologias que atualmente funcionam apenas como "protótipos".
A agência disse que investimento permitirá o desenvolvimento de soluções que sejam acessíveis a todos. "As recompensas potenciais são monumentais", frisou. EFE
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.