Topo

Cheirinho de pipoca com manteiga: por que este bicho faz xixi assim?

Binturongue pode ser encontrado em países como Malásia, Indonésia, Filipinas e Tailândia - Daniel Hernanz Ramos/ Getty Images
Binturongue pode ser encontrado em países como Malásia, Indonésia, Filipinas e Tailândia Imagem: Daniel Hernanz Ramos/ Getty Images

Rebecca Vettore

Colaboração para o UOL

24/10/2022 04h00

Quem gosta de animais e de pipoca vai se apaixonar pelo binturongue. Esse mamífero peludo do sudeste da Ásia solta na urina um cheiro de pipoca com manteiga para demarcar território.

Não é só impressão: um estudo publicado na revista The Science of Nature descobriu que a composição química entre os dois odores realmente é a mesma.

Os pesquisadores da Universidade de Duke analisaram a urina de 33 binturongues (Arctictis binturong) do santuário Carolina Tiger Rescue, na Carolina do Norte (EUA). Eles descobriram a presença do composto químico 2-AP (2-acetil-1-pirrolina), o mesmo usado para aromatizar a pipoca. O estudo foi publicado em 2016.

Os machos da espécie secretam mais essa substância, mas ela também foi encontrada na urina das fêmeas.

Na pipoca, o 2-AP é liberado no momento em que ouvimos os estouros, quando o calor inicia uma reação entre os açúcares e os aminoácidos dos grãos de milho. A dúvida era como os binturongues conseguiam liberar uma substância que precisava de tanto calor para ser produzida.

Segundo os cientistas, o odor aconteceria pelo do contato da urina do animal com bactérias e micro-organismos encontrados na pele, no pelo e no intestino da espécie. Como o bicho se agacha e cauda e pés acabam em contato com urina e fezes, há um processo de mistura e os micróbios prolongam o cheiro característico.

O binturongue está em extinção, mas ainda pode ser encontrado em países como Malásia, Indonésia, Filipinas e Tailândia. Sua dieta é composta basicamente de frutos, brotos e folhas.