Topo

Gato entra no Guinness por altura: quem são os maiores animais do mundo?

Fenrir se tornou o gato doméstico mais alto do mundo - Divulgação
Fenrir se tornou o gato doméstico mais alto do mundo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/10/2022 04h00

Fenrir, um gato da savana, entrou para os livros dos recordes ao se tornar o gato doméstico vivo mais alto do mundo. Ele pertence ao Dr. William John Powers de Farmington Hills, Michigan, EUA, e mediu surpreendentes 47,83 cm em 29 de janeiro de 2021.

Apesar de ter se tornado recordista, ele está muito atrás dos maiores animais do mundo. Quem são eles?

O campeão da lista dos maiores animais existentes é a baleia azul (Balaenoptera musculus), criatura que supera em tamanho até mesmo os extintos dinossauros. As gigantes marinhas tem, em média, de 24 metros a 27 metros de comprimento, mas podem alcançar até 36 metros e pesar 180 toneladas. Para efeito de comparação, uma baleia azul média tem o mesmo tamanho de um Boeing 737.

Ela já nasce com cerca de oito metros de comprimento e mais de 3.500 quilos. Um bebê-baleia dessa espécie pode beber mais de 600 litros de leite em apenas 24 horas e engordar 90 quilos por dia no primeiro ano de vida. Ao chegar à idade adulta, uma baleia-azul abocanha mais de duas toneladas de krill (um pequeno camarão) por dia.

Esses mamíferos gigantes vivem em grandes profundidades, mas, como outros cetáceos, precisam subir à superfície de vez em quando para respirar. É quando ficam vulneráveis à caça - desde o fim do século 19, a busca por carne, óleo e outros subprodutos desses animais levou diversas espécies de baleia à ameaça de extinção.

Leis de proteção internacionais conseguiram melhorar um pouco a vida dessas gigantes. Estima-se que existam, hoje, entre 10 mil e 25 mil baleias-azuis em todo o mundo

Outros recordistas

ciencia - Reprodução - Reprodução
A lula-gigante vive a centenas de metros de profundidade e pode chegar a 13 metros
Imagem: Reprodução

Além da baleia azul, há várias outras baleias na lista dos maiores animais do planeta, como a fin (Balaenoptera physalus), que pode chegar a 18 metros e pesar 80 toneladas, e as baleias francas (Eubalaena glacialis e Eubalaena australis), com proporções máximas semelhantes.

Também embaixo d'água vive o maior peixe do mundo, o tubarão-baleia, com mais de 13,5 metros de comprimento e 20 toneladas de peso (ele não ganhou esse nome à toa). Apesar desse tamanho todo, ele se alimenta de plâncton.

A lula-gigante, que vive a centenas de metros de profundidade e pode alcançar 13 metros de comprimento, é o segundo maior animal invertebrado conhecido. Ela perde apenas para a lula-colossal, que é exatamente isso que o nome diz: ultrapassa os 15 metros de comprimento e habita as profundezas do Oceano Antártico.

Fora da água, o elefante-africano é considerado o maior mamífero terrestre: um indivíduo pode pesar até sete toneladas e superar os quatro metros de altura.

ciencia - Unsplash - Unsplash
Urso polar em Churchill, Canadá
Imagem: Unsplash

Entre os carnívoros que habitam a Terra, os maiores animais conhecidos são os ursos marrons e polares, que podem pesar uma tonelada e chegam a três metros de comprimento. Já o bicho mais alto que existe é a girafa, que pode alcançar até 5,8 metros.

O maior réptil do mundo é o crocodilo-de-água-salgada, com cinco metros de comprimento e, segundo registros, peso máximo de 1.900 quilos. Anfíbio: salamandra-gigante-da-china, com seu 1,8 metro de comprimento e 60 quilos. Já a maior ave é o avestruz, que ultrapassa os 150 quilos e 2,7 metros de altura.

Fonte: Laura Ippolito, bióloga.