De apenas 3 cm, nova espécie de peixe é descoberta no Espírito Santo
Uma nova espécie de peixe-ventosa, o Acyrtus simon, foi descoberta por pesquisadores da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e da USP (Universidade de São Paulo) na Ilha de Trindade, no Espírito Santo.
O que se sabe
Com cerca de três centímetros, o Acyrtus simon chama a atenção pelas cores tons de rosa e por habitar locais rasos, próximo a recifes vulcânicos. A espécie foi objeto de análises e comparações com outros animais por anos até que pesquisadores descobrissem novas amostras.
O Acyrtus simon recebeu esse nome em homenagem a Thiony Simon, doutor em biologia animal pela Ufes, que morreu em um mergulho durante seu pós-doutorado.
Localizada a mais de mil quilômetros da costa brasileira, a Ilha da Trindade é considerada um paraíso para a pesquisa por conta de sua biodiversidade.
Os estudos na na região foram iniciados em 1995. O biólogo e especialista em taxonomia João Luiz Gasparini, pesquisador associado da Ufes e um dos especialistas envolvidos no estudo, já foi responsável pela descoberta de outras oito espécies. "A genética veio como uma ferramenta essencial para auxiliar na descoberta do Acyrtus e de outras espécies, descrevendo a parte molecular e identificando os parentescos", disse em entrevista à Universidade Federal do Espírito Santo.
A equipe responsável por organizar os estudos no local foi formada por pesquisadores do Centro de Biologia Marinha da USP, do IctioLab (Laboratório de Ictiologia) da Ufes, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da California Academy of Sciences, em colaboração com a Marinha do Brasil.
Deixe seu comentário