Como é o avião que já despejou 1 milhão de litros de água sobre o Pantanal

A aeronave KC-390 Millennium, da FAB (Força Aérea Brasileira), já lançou 1 milhão de litros de água sobre o Pantanal, marca alcançada na segunda-feira (19).

Como é o avião

De transporte militar, ele conta com um sistema de combate a incêndios. Considerada uma das maiores áreas úmidas do mundo, o Pantanal enfrenta aumento de queimadas que se alastram durante o período de seca, ameaçando fauna, flora e populações locais, de acordo com a FAB.

O avião foi equipado pela primeira vez com sistema capaz de descarregar 12 mil litros de água em sete segundos. Com o uso do sistema, chamado de Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios, o avião tem um tubo que projeta água por sua porta traseira esquerda ao sobrevoar áreas com focos de incêndio.

Abastecimento de água da aeronave KC-390 Millennium é feito em apenas 30 minutos e tem capacidade de 24 mil litros.
Abastecimento de água da aeronave KC-390 Millennium é feito em apenas 30 minutos e tem capacidade de 24 mil litros. Imagem: Sargento P. Silva/FAB

O sistema do KC-390 Millennium é abastecido com água de duas piscinas, cada uma com capacidade para 24 mil litros. O processo começa sempre que a missão de combate a incêndios é acionada.

O processo de abastecimento dura, em média, 30 minutos. O sistema utiliza ar comprimido para pressurizar o líquido durante o lançamento sobre os focos de incêndio.

1.000 brigadistas e 300 horas de voo

KC-390 Millennium sobrevoa áreas com incêndio no Pantanal
KC-390 Millennium sobrevoa áreas com incêndio no Pantanal Imagem: Sargento P. Silva/FAB

O avião faz parte da Operação Pantanal 2, uma missão de combate a incêndios no Pantanal, no Mato Grosso do Sul. Ela começou em 28 de junho, em resposta ao aumento das queimadas na região.

Continua após a publicidade

As ações são operacionalizadas pela FAC (Força Aérea Componente), unidade da FAB que atua em operações de combate a incêndios. Marinha, Exército e outros órgãos também participam.

Cerca de 1.000 brigadistas foram transportados para apoiar as ações na área. Mais de 58 toneladas de carga foram levadas para a região.

Mais de 300 horas de voo foram registradas. Nove aeronaves estão sendo utilizadas, incluindo helicópteros.

Essas aeronaves desempenham funções de combate a incêndios e apoio logístico. A Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) da FAB, o RQ-900 Hermes, está sendo usada para identificar pontos de calor e ajudar no planejamento das ações de combate.

O fogo se espalha muito rapidamente nesta época de seca, e muitos locais são de difícil acesso. Por isso, o trabalho realizado pela FAC é fundamental, tanto no combate aos incêndios em voo quanto no apoio logístico, reduzindo o tempo de resposta das equipes de brigadistas nas regiões de difícil acesso. Comandante da FAC, Brigadeiro Cramer, ao site da FAB

Deixe seu comentário

Só para assinantes