Por que os cães lambem os donos? Não é apenas por alegria e afeto
Ler resumo da notícia
Há quem pense que as lambidas dos cães representam somente afeto. Mas especialistas indicam que existem outros significados nessa atitude.
O que aconteceu
Descendentes do lobo, os cães têm características semelhantes aos integrantes de uma matilha. De acordo com Alexandra Horowitz, pesquisadora de cognição canina e autora do best-seller "The Year of the Puppy: How Dogs Become Themselves", os lobos que retornam da caça recebem lambidas dos que ficaram à espera.
A razão pela qual eles fazem isso é que estão pedindo ao lobo para regurgitar um pouco do que eles acabaram de caçar. Então, a lambida do seu cachorro em você quando você chega em casa é absolutamente uma saudação — você sabe, eles estão felizes em ver você. Mas também é um pouco um pedido para o que você acabou de comer Alexandra Horowitz, à CBS News
Além do significado da caça, lambidas demonstram que os cães estão confortáveis e seguros. "Lamber pode ser um sinal de afeição. Também pode dar ao cão uma sensação de segurança e conforto,, assim como o cão tinha quando era lambido por sua mãe na ninhada", revelou. Mary Burch, especialista certificada em comportamento animal aplicado e diretora do programa Family Dog do American Kennel Club (AKC) à Newsweek.
Outro especialista sugere diferenças entre as lambidas. "O significado de uma lambida de cachorro pode depender de como as lambidas são oferecidas ao seu dono. Beijos longos e lambuzados que são acompanhados por um corpo macio e balançando são geralmente gestos muito afetuosos", explicou Sydney Bartson Queen, gerente sênior da equipe de ciências comportamentais da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) à Newsweek.

Lambidas próximas à boca podem ter origem hormonal. A gerente da ASPCA diz que essa ação é uma forma que os cães encontram para ter contato com aromas vindos dos donos e que, quando coletados por eles, chegam até o órgão vomeronasal (órgão olfativo auxiliar dos cães que permite que eles detectem feromônios e hormônios).
Ainda há a hipótese dos cachorros quererem tranquilizar os tutores. "Os cães podem dar uma lambida apaziguadora para mostrar que não são ameaçadores", disse Queen.
Linguagem corporal e comportamento do animal são termômetros para decifrar a lambida. Por mais que pareça um sinal de afeto quando, as lambidas se tornam frequentes e excessivas, os profissionais revelam que pode ser um sinal de alerta, ligados a transtornos compulsivos e estereotipados.
Se o cão parece solto e agitado e está tentando chegar ao seu rosto, ele provavelmente está muito confortável. Se eles oferecem uma lambida e se afastam, ou se seus corpos estão tensos, eles podem estar pedindo espaço Sydney Bartson Queen
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.