Aneel dá aval para início da construção da usina de Santo Antônio

Sabrina Craide
Da Agência Brasil

As obras da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Roraima, já podem ser iniciadas. O projeto básico da usina foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conforme despacho publicado hoje (22) no Diário Oficial da União.

A aprovação significa que a Aneel concluiu que o projeto tem viabilidade técnica. A decisão da agência só foi emitida depois que o projeto obteve a Outorga de Disponibilidade Hídrica, concedida pela Agência Nacional de Águas (ANA), e a Licença de Instalação, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A Usina de Santo Antônio terá 3,1 mil megawatts de capacidade instalada e deverá gerar energia a partir de dezembro de 2012. O valor total do investimento para a construção da hidrelétrica, avaliado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), é de R$ 9,5 bilhões.

A empresa responsável pela obra é a Madeira Energia, resultante do consórcio que venceu o leilão realizado em dezembro do ano passado, formado pela Odebrecht, Furnas, Andrade Gutierres e Cemig.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos