Topo

Mangabeira Unger inicia viagem ao Nordeste para discutir desenvolvimento regional

Da Agência Brasil

23/01/2009 07h14

Acompanhado de parlamentares, representes de três ministérios e de empresas estatais, o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, visitará nos próximos cinco dias capitais e cidades dos Estados da Bahia, de Alagoas, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Nessas lugares, o ministro cumprirá agenda pautada pela discussão de um novo projeto de desenvolvimento regional, que propicie amenizar as desigualdades sociais manifestadas na ausência de alternativas de ascensão para parte significativa da população.

Em audiências e reuniões, a intenção do ministro é dar prioridade ao debate de temas como a agricultura irrigada, os estímulos às pequenas e médias empresas, a associação entre o ensino médio e o técnico-profissional, a evolução dos programas de transferência de renda e a potencialização de vocações produtivas locais.

Nas capitais, Unger irá se reunir com governadores, secretariado e lideranças da sociedade organizada. O ministro também irá se deslocar até cidades do interior, como Juazeiro (BA) e Delmiro Gouveia (AL), para conhecer experiências exitosas de desenvolvimento social, que possam ser reaplicadas em outras localidades. No início da semana, Unger esteve em Sergipe e conversou com o governador Marcelo Déda sobre a necessidade de as diferentes esferas de governo estimularem um processo de desenvolvimento com maior inclusão social no Nordeste.

O maior desafio será a futura concretização dos planos e metas traçadas. Em janeiro do ano passado, Unger cumpriu roteiro de caráter semelhante em Estados da região Norte. Posteriormente, em maio, assumiu a coordenação do Programa Amazônia Sustentável (PAS), que visa à promoção de alternativas econômicas para a população, com ênfase na regularização fundiária. Não há ainda, entretanto, medidas concretas efetivadas naquela região.