Topo

Comissão da Câmara aprova convocação da ministra Ideli Salvatti para explicar compra de lanchas

A ministra Ideli Savatti ocupou o Ministério da Pesca antes do cargo atual - Elza Fiúza/Agência Brasil
A ministra Ideli Savatti ocupou o Ministério da Pesca antes do cargo atual Imagem: Elza Fiúza/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

11/04/2012 13h12Atualizada em 11/04/2012 14h16

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou nesta quarta-feira (11) a convocação da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para prestar esclarecimentos sobre acusações de irregularidades na compra de 28 lanchas por parte do Ministério da Pesca, em benefício de uma empresa que fez doação para a candidatura de Ideli ao governo catarinense em 2010. A ministra ocupou a pasta da Pesca antes de assumir o atual cargo.

O requerimento foi apresentado pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP). Ele citou notícias publicadas pela imprensa sobre auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) que apontou desperdício de R$ 31 milhões na compra de 28 lanchas pelo ministério, que se encontram inoperantes e em risco de entrar em processo de sucateamento. Segundo as reportagens, as lanchas são destinadas a patrulhas –atividade que foge da área de competência do ministério.

“O fato, que já é em si grave, torna-se ainda mais severo diante da informação de que a empresa beneficiada pelo contrato, a Intech Boating, doou R$ 150 mil ao comitê do PT que bancou parte da candidatura de Ideli Salvatti ao governo catarinense em 2010”, disse o deputado. 

Em nota oficial, a assessoria da Secretaria de Relações Institucionais afirmou que "a ministra sempre esteve e se mantém à disposição para todos os esclarecimentos que forem necessários". Ideli nega o envolvimento e alega que o contrato firmado entre o Ministério da Pesca e a empresa Intech Boating foi assinado em 2009, quando ela era senadora e não ministra da pasta. 

Leia a íntegra:

A respeito da aprovação hoje pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados de convocação da Ministra Ideli Salvatti, informamos que a ministra sempre esteve e se mantém à disposição para todos os esclarecimentos que forem necessários, dentre os quais, destaca: 

1 - No período do processo licitatório questionado pelo TCU e objeto da referida convocação, a ministra era senadora da República;
 
2 - Nos cinco meses em que a ministra esteve à frente do Ministério da Pesca, não assinou e não firmou nenhum novo contrato ou convênio. Devido aos deveres intrínsecos ao cargo, executou os contratos e convênios sobre os quais não recaíam quaisquer vetos dos órgãos fiscalizadores;
 
3 - A ministra não tem relações com a empresa Intech Boating;
 
4 - A campanha da ministra ao governo de Santa Catarina não foi beneficiada com doações da Intech Boating.
 
A ministra respeita o trabalho da Comissão.
 
(Com Agência Câmara)