Topo

STF promove mais um debate sobre uso do amianto

Audiência pública debateu uso do amianto na indústria no STF na sexta (24) - Alan Marques/Folhapress
Audiência pública debateu uso do amianto na indústria no STF na sexta (24) Imagem: Alan Marques/Folhapress

Da Agência Brasil

31/08/2012 08h30

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta sexta-feira (31), das 9h às 17h, a segunda audiência para debater os riscos do uso do amianto crisotila na indústria.

O primeiro debate ocorreu na última sexta (24). Participam cientistas, representantes da indústria, do governo e de entidades de apoio aos trabalhadores expostos ao amianto.

Cada um dos expositores inscritos terá 20 minutos para falar. A audiência será realizada na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF.

A audiência foi convocadoa pelo ministro Marco Aurélio Mello em razão da Ação Direta de Inconstitucionalidade 3.937, ajuizada pela Confederação Nacional dos

Trabalhadores na Indústria em agosto de 2007. A ação questiona a Lei 12.648/2007, do estado de São Paulo, que proíbe o uso de produtos, materiais ou artefatos que contenham qualquer tipo de amianto ou outros minerais com fibras de amianto na sua composição.

O amianto é uma fibra mineral natural, mais fina que um fio de cabelo, usada na construção civil. Geralmente é associada ao cimento e aplicada como revestimento e isolante em coberturas, telhados e galpões.

Cerca de 2 milhões de toneladas de amianto do tipo crisotila são consumidos no mundo anualmente. No Brasil, a legislação permite o uso controlado apenas desse tipo de amianto, proibindo os demais.