Topo

Irmão de Genoino, José Guimarães é eleito novo líder do PT na Câmara

Da Agência Câmara, em Brasília

19/12/2012 12h35

O deputado José Guimarães (PT-CE) foi eleito na noite de ontem, pela bancada do partido, como novo líder do PT.

O atual líder, Jilmar Tatto (PT-SP), antecipou a sucessão, que normalmente ocorre em fevereiro, em razão de ter aceitado o convite para ser o secretário de Transportes do município de São Paulo, a partir do dia 1º de janeiro, na administração do petista Fernando Haddad.

Guimarães afirmou que 2013 será um ano de grandes tarefas e desafios para toda a Bancada do PT. “Estaremos firmes na defesa do governo Dilma e dos projetos que beneficiam toda a sociedade brasileira”, disse. Ele lembrou que no ano que vem completam-se dez anos do PT à frente do governo federal. “Devemos celebrar as conquistas realizadas no período, como o combate às desigualdades sociais e regionais. O Brasil transformou-se profundamente com Lula e damos prosseguimentos às mudanças com o governo Dilma”.

No jantar de confraternização, estavam presentes, entre outros, o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e os ministros Marta Suplicy (Cultura), Paulo Bernardo (Comunicações) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário).

Perfil

Nascido em 1959, José Nobre Guimarães formou-se advogado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Na universidade, ingressou no movimento estudantil, quando dirigiu o Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua (Direito). Presidiu o PT cearense de 1991 a 2000 e coordenou as campanhas de Lula em 1989 e 2002. Ele é irmão do ex-presidente do PT, José Genoino, condenado no julgamento do mensalão.

Em 2000, assumiu mandato de deputado estadual, sendo reconduzido à Assembleia Legislativa em 2002. Liderou a bancada petista, integrou as principais comissões e foi relator-geral do Orçamento do Estado. Em 2006, foi eleito deputado federal, tendo sido o mais votado do PT. Em 2010, foi o segundo deputado federal mais votado do Ceará, com 210,3 mil votos distribuídos por todos os 184 municípios cearenses. Atualmente, é vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados.