A dois meses de decisão da Justiça, ex-prefeito cassado de Campinas lança blog 'para se defender'
Cassado há quase dois anos por omissão e negligência no maior escândalo político que Campinas (93 km de São Paulo) já viveu, o ex-prefeito da cidade Hélio de Oliveira Santos (PDT) lançou neste domingo (21) o blog “Dr. Helio. Por respeito ao povo de Campinas”, dois meses antes de o juiz Nelson Augusto Bernardes anunciar a sentença sobre o esquema.
O blog traz vídeos e posts em que o ex-prefeito se defende e ataca os seus adversários. O espaço foi criado, segundo ele, para revelar “fatos marcantes” do que chamou de “verdadeira história” sobre o Caso Sanasa - suposto esquema de fraudes em licitações públicas, episódio que terminou com a perda de seu mandato, em 2011.
Em um dos posts, o ex-prefeito diz que o exílio foi forçado e necessário “porque o silêncio é a arma dos inocentes”. Dr. Hélio também afirma que foi vítima de um golpe político. “Passados dois anos, nem o Ministério Público nem os meus algozes na Câmara de Vereadores provaram qualquer uma de suas acusações contra minha pessoa e meus familiares”, escreve.
Leia Mais
- Pedetista recebe apoio tucano e vence eleição indireta em Campinas
- Ex-presidente da Câmara é eleito prefeito para mandato-tampão
- Com eleição indireta, Campinas realiza quinta troca na prefeitura em nove meses
- Eleição indireta para prefeito de Campinas (SP) será no dia 10 de abril
- Justiça nega recurso de prefeito de Campinas, que será afastado do cargo
- CPI para investigar fraudes é instalada em Campinas
O ex-prefeito também afirma que foi vítima de conspiração. No vídeo de apresentação do blog, o pedetista ataca o Ministério Público – que denunciou 22 pessoas, entre elas, Rosely Nassim Jorge Santos, mulher do prefeito e acusada de ser a líder da quadrilha que fraudou diversas licitações na Sanasa –, a Câmara de Vereadores de Campinas e o vereador Artur Orsi (PSDB), autor da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que apurou o suposto esquema de corrupção.
Mesmo não citando nomes, o texto do blog deixa claras críticas ao vereador Artur Orsi (PSDB), um dos condutores de seu processo de cassação na Câmara. O ex-prefeito fala do tucano quando escreve sobre a República do Matogrosso, expressão que, segundo ele, é pejorativa, discriminatória e preconceituosa.
“As elites de Campinas, personificadas na hipocrisia de políticos que saltaram da condição de datilógrafos para a de procuradores da Câmara de Vereadores, cunharam a expressão “República do Mato Grosso”. (…) Essas pessoas desprezam nordestinos, negros, mulheres, são homofóbicos e acham que Direitos Humanos servem apenas para proteger bandidos. Mas na hora da eleição, vestem roupas de cordeiro e vão pedir votos nas ruas”, escreve o pedetista.
Irrelevante
Para o vereador Artur Orsi (PSDB), que denunciou Dr. Hélio na Câmara, a criação do blog é um deboche para com a população. “Ele acha que os campineiros não têm inteligência suficiente para saber o que ele e a mulher dele fizeram”, disse o tucano.
Ele também explicou que a expressão “República do Mato Grosso” foi criada pela imprensa, não por ele. “Eu só usei a expressão dada pela imprensa e acho que, ao invés de criar um blog que não esclarece nada, ele deveria é devolver o dinheiro que foi desviado durante o governo dele – cerca de R$ 100 milhões.” O presidente da Câmara dos Vereadores, Campos Filho (DEM), disse que ainda não viu o blog e por isso não quis comentar as críticas à Casa.
Já o promotor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do MP, Amauri Silveira Filho, responsável pelas investigações, desprezou as críticas e a atitude de Hélio e disse que não tem nenhum interesse em saber o conteúdo do blog. “O blog é totalmente irrelevante para o Ministério Público. O MP tem coisas mais importantes e interessantes para acompanhar”, disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.