Topo

Comissão aprova fim de voto secreto para escolher presidente do Senado

Do UOL, em Brasília

17/07/2013 12h25Atualizada em 17/07/2013 12h41

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou na manhã desta quarta-feira (17) proposta que institui o voto aberto nas eleições para a presidência da Casa e das comissões. O projeto de resolução 8/2013 é de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT).

Esta é a terceira proposta contra o voto secreto aprovada no Congresso nas últimas semanas.

Senado aprova PEC que diminui assinaturas necessárias para projetos de iniciativa popular
Senado aprova Senado aprova redução no número de suplentes
Aluno de medicina terá de trabalhar dois anos no SUS para se formar
Preso, Donadon perde salário e verba de gabinete

O projeto aprovado hoje altera o artigo 291 do regimento interno do Senado, para determinar que as votações secretas no Senado Federal somente ocorrerão nos casos previstos na Constituição. O projeto agora seguirá para análise da Comissão Especial de Reforma do Regimento Interno do Senado antes de passar pelo plenário da Casa.

No final de junho, a CCJ da Câmara aprovou uma proposta que acaba com o voto secreto em processos de cassação de mandato. A proposta, que já havia sido aprovada no Senado, vai agora a uma comissão especial da Câmara que será criada para analisá-la. Em seguida, precisa ser aprovada em dois turnos no penário da Casa.

E, no início de julho, a CCJ do Senado aprovou o fim do voto secreto no Congresso Nacional. A medida consta da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 20, de 2013, de iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS), que contou com voto favorável do relator, senador Sérgio Souza (PMDB-PR).