Topo

Lula visita Sarney e Genoino em hospital de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

01/08/2013 13h39Atualizada em 01/08/2013 19h33

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou na manhã desta quinta-feira (1º) o senador José Sarney (PMDB-AP), 83, e o deputado federal José Genoino (PT-SP), 67. Os dois estão internados no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Instituto Lula.

Sarney deu entrada no hospital nesta quarta-feira (31). Ele estava internado desde domingo (28) em um hospital de São Luís. Na capital paulista, ele deve se submeter a uma série de exames para dar continuidade ao tratamento de um "processo infeccioso pulmonar agudo", diagnosticado há três dias. A decisão de complementar o check-up foi anunciada pela família do senador em função dos recentes problemas de saúde dele. Sarney está estável.

Genoino foi transferido no último dia 27 para a unidade semi-intensiva cardiológica do Sírio-Libanês, onde se recupera de procedimento cirúrgico para correção de dissecção de aorta, que foi realizado em 24 de julho. De acordo com o mais recente boletim médico, o paciente encontra-se estável, sem previsão de alta.

Em 2012, Genoino foi condenado no julgamento do mensalão a seis anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa e formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal. Ele deve cumprir pena em regime semiaberto.

Em 18 de julho, Lula desmentiu o boato de que o câncer do qual divulgou estar curado no ano passado tenha voltado. "É leviano e desumano o que esses canalhas e imbecis fazem pela internet", disse. A declaração foi dada depois de uma palestra no campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC.

O ex-presidente Lula tem exames de rotina marcados para o fim de agosto no Sírio-Libanês, de acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Lula.

O ex-ministro Luiz Gushiken também está internado, no hospital Nove de Julho, em São Paulo. A causa de sua internação e seu estado de saúde, entretanto, não foram comentados pelo hospital, que não emitirá boletins médicos.