Sarney recebe alta em São Luís (MA) e embarca para SP para fazer exames complementares

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

O senador José Sarney (PMDB-AP), 83, recebeu alta no início da manhã desta quarta-feira (31) e já deixou o Hospital UDI, em São Luís, onde estava internado desde a madrugada de domingo (28), tratando uma infecção pulmonar.

Assim que saiu do hospital, o parlamentar seguiu para o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado e viajou para São Paulo em um avião particular. Sarney viajou acompanhado de um médico particular e da mulher Marly Macieira Sarney.

Ele vai para o Hospital Sírio-Libanês submeter-se a uma série de exames para dar continuidade ao tratamento de um "processo infeccioso pulmonar agudo", diagnosticado há dois dias. A decisão de complementar o check up foi anunciada pela família do senador há dois dias em função dos recentes problemas de saúde.

Este ano, ele foi internado em Brasília com dores no peito e já tinha apresentado alterações semelhantes no ano passado, quando foi encaminhado para um hospital em São Paulo.

O último boletim emitido pela equipe médica do Hospital UDI, no início da tarde de ontem (30), confirmava que o senador já apresentava melhora, respirando sem a necessidade de aparelhos e mantendo os sinais vitais estáveis.

O cardiologista Carlos Gama, diretor do hospital e médico responsável pelo acompanhamento de Sarney informou que o tratamento foi baseado em antibióticos.

O senador esteve acompanhado durante todo o tempo pela esposa, Marly Sarney, e pelos três filhos – Roseana, Fernando e José Sarney Filho.

O parlamentar foi internado na madrugada de domingo (28), depois de passar mal no casamento de uma das netas, sentindo calafrios e febre. Os primeiros exames não acusaram problemas mais graves.

Sarney está há 60 anos na vida política, sendo deputado e senador por diversas vezes. Ele governou o estado do Maranhão em 1965 e foi presidente da República em 1985. (Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos