Topo

PDT considera também apoiar Eduardo Campos, diz Lupi

Fernando Rodrigues

Do UOL, em Brasília

16/11/2013 06h00

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, evita fechar questão agora sobre o apoio do seu partido para o projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. “O processo político é dinâmico, é rico” e os pedetistas consideram também a hipótese de vir a apoiar a pré-candidatura a presidente de Eduardo Campos, do PSB.

 

Em entrevista ao programa Poder e Política, do UOL e da Folha, Lupi sempre faz várias ressalvas dizendo que a “tendência” é o PDT apoiar a reeleição Dilma. Mas afirma ao mesmo tempo que até o ano que vem poderá “conversar e ver avanços possíveis nas políticas que eles propõem”. No caso, “eles” são Eduardo Campos e o tucano Aécio Neves, ambos pré-candidatos de oposição.

Entre Aécio e Campos, a preferência do PDT é pelo nome do PSB. “Com certeza o Eduardo pela linha histórica, pela figura do avô [Miguel] Arraes, pela história do Partido Socialista Brasileiro com o PDT. Nós temos alianças em vários Estados há vários anos. É sempre a mais próxima”, diz Lupi.

O processo de definição do PDT deve ocorrer em março ou abril do ano que vem. O partido “apoiará propostas de governo que estejam à esquerda. Se tiver propostas apresentadas à esquerda do governo Dilma, vamos discutir”, diz o pedetista.

Se Eduardo Campos apresentar um projeto que o PDT avalie ser mais à esquerda do que o do PT, nesse caso o PDT consideraria apoiá-lo? “Por isso que eu digo que não está fechado”, responde Lupi, indicando que seu cardápio de apoio está ainda aberto para 2014.

Acesse a transcrição completa da entrevista.

A seguir, os vídeos da entrevista (rodam em smartphones e tablets):

1) Principais trechos da entrevista com Carlos Lupi (5:30)

2) PDT considera também apoiar Eduardo Campos, diz Lupi (1:41)

3) Só inflação pode impedir reeleição de Dilma, diz Lupi (1:28)

4) Paulinho da Força foi desleal com o PDT, diz Lupi (2:28)

5) PDT elege pelo menos 30 deputados em 2014, diz Lupi (1:23)

6) PDT terá 5 candidatos a governador, diz Lupi (1:26)

7) Lupi descreve estratégia do PDT em SP, RJ e MG (2:03)

8) Fui demitido do ministério porque fiz inimigos políticos, diz Lupi (1:59)

9) Quem é Carlos Lupi? (1:39)

10) Íntegra da entrevista com Carlos Lupi (47 min.)

Acompanhe Fernando Rodrigues no Twitter e no Facebook.