Topo

Preso no Rio, Roberto Jefferson ironiza por não poder comer feijoada

Do UOL, em Brasília

28/02/2014 10h55

O delator do mensalão, ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), publicou na manhã desta sexta-feira (28), em seu Twitter, um comentário onde reclama por não ter acesso à sua família e ironiza a suspeita de que condenados no processo presos em Brasília tenham regalias, inclusive terem comido feijoada no presídio.

Jefferson está preso em Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro, em Niterói, desde 24 de fevereiro.

Em seu comentário, o petebista se refere às suspeitas de que condenados do mensalão tenham realizado uma feijoada no Centro de Progressão Provisória, em Brasília. Lá está preso o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. A suspeita surgiu após depoimentos de presos.

O MP (Ministério Público) do Distrito Federal e Territórios pediu ao governo local para que tome medidas para sanar os privilégios denunciados. Também recomendou a transferência desses presos para presídios federais, caso o problema não seja resolvido.

"Essa história de feijoada é fantasia", diz advogado de Delúbio

Roberto Jefferson

O ex-deputado cumpre sua pena de sete anos e 14 dias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Inicialmente ele fica no regime semiaberto. Pela lei, penas de 4 a 8 anos são cumpridas no semiaberto, em que o preso pode, mediante autorização judicial, sair durante o dia para trabalhar.

Por conta dos seus problemas de saúde, decorrentes de um câncer de pâncreas, a defesa de Jefferson havia pedido que ele ficasse cumprindo a pena em prisão domiciliar.

No entanto, o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, negou o pedido por entender que o sistema penitenciário tem como oferecer condições para ele seguir o tratamento.

Antes de ser preso, Jefferson usou sua conta no Twitter também para dizer que a prisão era seu “destino" e afirmou que por ser botafoguense, está "acostumado a sofrer", além de entender que "Deus só dá carga para quem pode carregar".

"Estou em paz, a prisão é o meu destino e vou cumprir. Sou botafoguense, estou acostumado a sofrer", escreveu. "Deus só dá carga para quem pode carregar. Sou 'harleiro' [referência a quem gosta das motos Harley Davidson] e botafoguense, estou acostumado a sofrer."